Publicidade
Viva a plenitude: os benefícios da prática de gratidão através do Mindfulness
Viva a plenitude: os benefícios da prática de gratidão através do Mindfulness – Freepik

A gratidão é o sentimento de felicidade e prazer que pode ser sentido ao agradecer algo ou alguém, elevando a liberação de hormônios responsáveis pela sensação imediata de bem-estar.

Publicidade

Quando agradecemos por algo ou valorizamos pequenas coisas do dia a dia, ocorre a ativação de uma região do cérebro conhecida como ‘sistema de recompensas’, havendo a liberação de dopamina e ocitocina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Assim, quando nos sentimos gratos por algo, temos imediatamente um aumento da sensação de prazer e, por consequência, diminuição dos pensamentos negativos também.

A gratidão deve ser praticada diariamente, tornando-a um hábito, pois assim pode-se ter uma vida mais leve e feliz. Não é sobre falar a palavra, é sobre sentir de verdade. Não é sobre positividade tóxica e nem sobre ser feliz o tempo todo. Mas sobre saber reconhecer tudo de bom que você já tem na sua vida, apesar dos desafios.

Benefícios da gratidão para a saúde

• Melhora a sensação de bem-estar e prazer;
• Aumenta a autoestima;
• Diminui o estresse e os sentimentos negativos, como raiva, angústia e medo, por exemplo;
• Melhora o sistema imunológico;
• Diminui a pressão sanguínea;
• Aumenta o sentimento de generosidade e compaixão.

Publicidade

O chamado “hedonic treadmill” é um sentimento muito desgastante que ocorre devido ao aumento das nossas expectativas. Significa que estamos sempre esperando algo que ainda não temos, pensando que seremos mais felizes em algum outro momento no futuro, então nunca encontramos a felicidade que esperamos.

“Quando eu emagrecer”, “Quando eu casar”, “Quando eu tirar férias”, “Quando eu finalmente mudar de emprego”, “Quando eu conquistar aquela outra coisa”.Quem nunca pensou assim? E aí não somos felizes no AQUI e AGORA, que é onde nossa vida está acontecendo de fato. E não enxergamos as coisas maravilhosas que já temos.

Você está respirando. Então, já tem mais coisas certas do que erradas com você. Você tem água limpa para beber quando tem sede. Comida quando tem fome. Uma casa. Um cobertor para usar quando sente frio. Amigos que te amam, sua família. Saúde. Mas também repare nas pequenas grandes coisas do seu dia: um momento alegre, uma crise de riso em um momento divertido, um elogio que recebeu, um momento de autocuidado, um dia bonito, comer aquela comida gostosa que você ama, um abraço! Tantas coisas que fazem nosso dia mais feliz, mas muitas vezes nem percebemos, porque estamos no piloto automático.

Publicidade

O que vibramos é o que atraímos. Então, se vibramos na gratidão, o universo nos dá mais para agradecer, porque é essa frequência que estamos atraindo. Minha vida mudou muito quando troquei a reclamação por gratidão.

“Aceitamos como natural muitas coisas neutras na vida, como não estar sentindo dores, ter três refeições por dia e ser capaz de andar de um lugar ao outro. Em mindfulness, esses fatos se tornam razões para sentirmos alegria porque já não esperamos que sejam implícitos. Além disso, as experiências agradáveis se tornam mais agradáveis porque nossa atenção está inteiramente nelas” – SEARCH INSIDE YOURSELF, Chade-Meng Tan.

Dica de ouro!

Agora é a sua vez de praticar e sentir a diferença! Gratidão não é simplesmente falar “gratidão” ou ser ‘gratiluz’. É sentir. Sugiro uma caixinha ou diário da gratidão. Antes de dormir, escreva 3 coisas que te fizeram sentir gratidão no dia. Pode ser algo simples como comer algo que gosta, ter encontrado um amigo na rua que estava com saudades, um dia bonito, ter cumprido todas suas tarefas, ter saúde. Você pode repeti-las todo dia se quiser, não tem regra. Quando sentir que está com o chicotinho (da autocobrança exagerada) forte, abra e leia quantas coisas você tem, quantas coisas já conquistou.


Para saber mais sobre mindfulness, me siga no Instagram: @mindfulness.luizabittencourt.