Publicidade
Mindfulness para o sono: prática é complementar ao tratamento contra insônia
Mindfulness para o sono: prática é complementar ao tratamento contra insônia – Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Sabia que a prática regular de Mindfulness, ou ‘Atenção Plena’ pode melhorar seu sono? Ela ajuda quem demora para pegar no sono e também quem acorda no meio da noite e não consegue voltar a dormir rapidamente.

Publicidade

Muitos fatores podem impedir um sono de qualidade. São eles estresse, ansiedade, preocupações, a mente hiperativa, uso excessivo de cafeína e redes sociais. E existem diversas pesquisas que mostram que a meditação pode acalmar a mente (porque esvaziar é impossível, e tá tudo bem), ajudar no início e na manutenção do sono, porque:

  • Reduz sintomas de ansiedade e depressão;
  • Aumenta a produção de melatonina (hormônio do sono);
  • Reduz a excitação no cérebro;
  • Promove relaxamento muscular;
  • Aumenta a serotonina (hormônio regulador do sono, humor e apetite);
  • Ativa as partes do cérebro que controlam o sono;
  • Reduz a frequência cardíaca e diminui a pressão sanguínea.

Mindfulness é complementar ao tratamento contra insônia

O Mindfulness é uma alternativa mais saudável e acessível do que medicamentos, sem efeitos colaterais. Utiliza “ferramentas” que estão sempre com você. Você pode utilizar a técnica a qualquer hora e em qualquer lugar.

Eu mesma já tomei remédio para insônia por muitos anos e a dose só aumentava, além de acordar sempre muito exausta e lenta. Comecei a fazer a meditação guiada já deitada, de luz apagada e comecei a sentir uma diferença enorme. Em pouco tempo, consegui ter alta do remédio que tomava diariamente (nunca retire o remédio por conta própria, tenha sempre acompanhamento médico), que era meu grande sonho.

Se você faz algum tratamento para insônia, a prática de Mindfulness é supercomplementar. E vai te ajudar a não depender de medicamentos o resto da vida.

Publicidade

Clicando aqui você pode acessar a meditação que me ajudou a dormir melhor lá no início, quando comecei a meditar. Mas pode usar a que preferir, fica a seu critério. A prática de escaneamento corporal ajuda a relaxar o corpo e, como corpo e mente influenciam, há a redução da tensão da mente , facilitando o início do sono.

Então, para melhorar o sono, é necessário sempre meditar antes de dormir? Não. A prática de Mindfulness deve ser feita com regularidade, mas não em um horário específico. Escolha o que se encaixa bem a sua rotina. A regularidade é que vai trazer esse benefício, não importando o horário, pois começará a mudar seu cérebro. Habilidades emocionais e ‘atencionais’ vão sendo criadas e automaticamente o estresse, ansiedade, depressão melhoram. Tudo isso afeta a qualidade do seu sono positivamente.

Lembrando que a prática de Mindfulness é muito mais do que só meditação, é como vivemos nosso dia, nossas vidas. Estar mais presente nas suas atividades do dia te ajudará a lidar melhor com os desafios da rotina, com seu trabalho, com seus relacionamentos e a não ficar ruminando as situações do passado (aqueles pensamentos repetitivos que só causam mais sofrimento).

Publicidade

Então, quando vamos dormir, esses pensamentos repetitivos já não estão com a mesma força e não prejudicam nossa tão aguardada noite de sono e descanso.


Para mais sobre o tema e para te ajudar a colocar a meditação na rotina de forma simples e leve: @mindfulness.luizabittencourt.

Publicidade