Especialistas de Harvard indicam como proteger os pets de pulgas e outros parasitas

Após detectar esses insetos, os profissionais indicam utilizar um pente para a remoção, além de um banho com um sabonete ou xampu suave e uma boa limpeza da casa

pets-pulgas
Após detectar pulgas nos pets, devemos utilizar um pente para a remoção, além de um banho com um sabonete suave e uma boa limpeza da casa – Canva Equipes/Valeriia Boiko

Você sabia que quando os pets pegam pulgas, somente 5% ficam no corpo, e as outras 95% estão onde ele vive, a fim de prosseguir com a proliferação? Além de infestar a casa, esses parasitas ainda causam problemas de saúde aos animais, como anemia e dermatite. Por isso, pensando em eliminar os insetos do seu lar e afastá-los dos bichinhos, especialistas de Harvard listaram algumas dicas. Confira!

Publicidade

Como proteger os pets das pulgas

Segundo profissionais, inicialmente, é necessário analisar o comportamento do animal para verificar se há coceira excessiva, se ele está mordendo ou lambendo o corpo, ou apresentando queda de pelos. Além disso, eles recomendam olhar a pelagem em busca dos parasitas. De acordo com a ‘Divisão de Publicações da Escola Médica de Harvard, caso identifique a presença de pulgas ou carrapatos, é indicado um banho com um sabonete ou xampu suave. Ademais, eles sugerem utilizar um pente específico para esses insetos, focando no pescoço e ao redor da cauda.

Outra recomendação é limpar a cama do bichinho, bem como levá-lo ao veterinário para que ele possa iniciar um tratamento eficaz. Já para eliminá-las de casa, segundo os especialistas, devemos varrer ou aspirar os cantos e tapetes. Em casos extremos, eles afirmam que contratar uma empresa de controle de pragas pode ajudar.

Plantas como aliadas

Além de manter a limpeza do ambiente, os estudiosos apontam que é necessário evitar áreas propensas a infestações, como aquelas com muita vegetação. Eles ainda apontam que repelentes naturais, tais quais óleos essenciais de citronela, eucalipto e lavanda, podem ser eficientes contra os insetos, se aplicados no pelo do animal. Ademais, um estudo, publicado pela ‘National Center for Biotechnology Information, mostrou que plantas são aliadas na luta contra parasitas.

De acordo com os pesquisadores, o alecrim e o hortelã possuem um odor que afasta pulgas e carrapatos. Por isso, a indicação é deixar raminhos frescos no local em que o pet mais frequenta ou preparar infusões com as plantas e borrifar pela casa. Assim, o lar e o seu bichinho estão protegidos!

*Texto feito sob supervisão de Helena Gomes

Publicidade