Cachorros devem ter horários fixos para se alimentar, apontam especialistas
Para cães adultos, a indicação é comer duas vezes ao dia, sendo uma na parte de manhã e outra mais no fim da tarde

Para cães adultos, a indicação é comer duas vezes ao dia, sendo uma na parte de manhã e outra mais no fim da tarde
De acordo com a VCA Hospitals, “os cachorros têm uma anatomia estomacal semelhante à dos humanos”. Por isso, assim como acontece com as pessoas, comer em excesso ou ficar com fome por muito tempo pode causar problemas de saúde nos animais, como o aumento da produção de suco gástrico ou até a torção do estômago. Desta forma, em prol do bem-estar dos pets, os especialistas recomendam estabelecer horários fixos para alimentá-los.
De acordo com os profissionais, para cães adultos, a indicação é comer duas vezes ao dia, sendo uma na parte de manhã e outra mais no fim da tarde. Eles afirmam que o melhor horário para a primeira refeição é entre 8h e 9h. Já a última deve ocorrer entre 17h e 19h. Assim, o animal não ficará sem se alimentar por um longo período e ainda evitará o desconforto na hora de dormir. Além disso, isso fará com que os cachorros se sintam mais dispostos.
No caso dos filhotes, os veterinários afirmam que é necessário fazer quatro refeições diárias. Isso porque o corpo deles ainda está em desenvolvimento e demanda energia constante. Ademais, eles sugerem reduzir para três vezes ao dia, a partir dos seis meses de idade. Também é importante diminuir as porções de ração se o animal ganhar algum petisco. Dessa forma, os pets apresentarão melhora na digestão e estarão protegidos contra doenças gastrointestinais. O hábito ainda auxilia o emocional dos cães, reduzindo a ansiedade relacionada à alimentação.
Além da rotina, os especialistas ressaltam que os animais não podem comer após atividades físicas. Segundo os profissionais, os tutores devem esperar de 30 minutos a uma hora antes de alimentar os cães, principalmente depois de exercícios exaustivos, como caminhadas longas. Eles explicam que isso previne distúrbios digestivos, pneumonia por aspiração e asfixia.
Outra dica é evitar deixar a comida disposta o tempo todo ao cão, pois pode atrapalhar o horário já definido e causar sobrepeso. Além disso, caso o animal pare repentinamente de seguir o padrão de alimentação, é recomendado levá-lo ao veterinário para uma avaliação.