Qual o melhor horário para comer doce?

Especialistas contam se é melhor saborear aquela sobremesa durante a manhã, tarde ou noite pensando na saúde e no ganho de calorias; entenda

melhor-horário-para-comer-doce
Descubra qual o melhor horário para comer doce pensando no ganho de calorias e na sua saúde – Canva Equipes/evablancophotos

Quem nunca sentiu aquela vontade de comer um docinho durante o dia ou à noite e não se perguntou se deveria mesmo fazer aquilo? Além disso, muitas pessoas têm dúvidas a respeito de qual é o melhor horário para saborear um bom chocolate. Pensando nisso, fizemos algumas pesquisas e resolvemos te trazer respostas a respeito do assunto. Mas, primeiramente, vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o consumo de açúcar do dia seja apenas 10% das calorias diárias. Ou seja, o limite seria 50 gramas em uma dieta de 2.000 calorias.

Publicidade

É melhor comer doce de dia ou à noite?

A dica é comer o chocolate ou aquela sobremesa tão esperada depois do almoço em vez de usá-lo para matar a fome, por exemplo. “Você consegue ter mais controle tanto da velocidade de absorção, já que comeu outros nutrientes antes, como proteínas, quanto da quantidade, que vai ser menor do que comendo em um horário isolado, com fome”, disse a nutricionista, Tarcila Campos, ao Estadão. Então aproveita para usar este momento especial para se sentir mais satisfeito e querer comer menos.

Porém, se você preferir adoçar a boca antes da hora de dormir, esta pode não ser a melhor atitude a tomar, pois o número de calorias pode ser ainda maior. O motivo? O ritmo circadiano, que é responsável por regular o metabolismo e a digestão. Para isso não acontecer, prefira fazer sua última refeição três ou quatro horas antes de dormir.

Para os diabéticos

No caso de pessoas diagnosticadas com diabetes, o melhor a fazer é evitar o açúcar no período da manhã. Neste momento do dia, há uma pior sensibilidade à insulina, segundo o que o diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Fernando Gerchman, disse ao veículo.

Publicidade