Estudo mostra que pessoas que convivem com gatos são menos ansiosas

De acordo com especialistas, os felinos ajudam a reduzir o estresse e atuam como suporte emocional para muitas famílias

gatos
De acordo com especialistas, os gatos ajudam a reduzir o estresse e atuam como suporte emocional para muitas famílias – Pixabay/DagaRoszkowska

Os gatos costumam nos trazer alegria e animar o nosso dia, mas já passou pela sua cabeça que esses bichinhos também ajudam a controlar a ansiedade? Em 2011, a pesquisa ‘Friends with benefits: on the positive consequences of pet ownership‘ descobriu que os felinos auxiliam a saúde mental e o bem-estar.

Publicidade

Gatos contra a ansiedade

Outro estudo da Universidade do Texas, feito em 2008, classificou os animais como uma forma de suporte emocional. Isso porque eles observaram famílias do sul do estado e concluíram que 44% dos tutores sentiam mais segurança na presença de seus gatos. Além destes, um levantamento, que analisou o comportamento de estudantes dos Estados Unidos antes e após o contato com felinos, identificou uma redução do estresse. De acordo com os profissionais, depois de conviverem com os pets, os participantes apresentaram uma diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio da tensão.

Ademais, a pesquisa ‘Psychological Health in a Population of Australian Cat Owners‘ evidenciou que as pessoas que têm felinos em casa estão menos propensas a desenvolver transtornos mentais. Especialistas ainda apontam que o ronronar do gato pode proporcionar relaxamento e que os bichinhos reduzem o sentimento de solidão.

“A presença de um animal traz uma rotina de cuidado para o lar. Já ouvi tutores falando que os pets deixam o ambiente mais vivo e com mais movimento. Isso contribui para uma questão de saúde mental, claro, de forma diferente de indivíduo para indivíduo”, afirmou a psicóloga Bianca Gresele, à Folha de São Paulo‘.

Saúde do coração

Para além da saúde mental, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças e o Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos, ter gatos está associado à prevenção de doenças cardiovasculares. Os profissionais explicam que isso ocorre, pois a presença dos pets pode reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides.

“Ele me ajuda a relaxar quando estou lidando com minha ansiedade, depressão ou acordo durante a noite por causa dos pesadelos frequentes. Meu gato não é apenas um animal de estimação. Para mim, ele é uma parte de mim e da minha família, disse um veterano de guerra, ao ‘The Conversation‘.

*Texto feito sob supervisão de Helena Gomes

Publicidade