O cachorro é um animal conhecido por sua lealdade e companheirismo. Está sempre ao lado dos tutores, nos bons e maus momentos. No entanto, há algo mais profundo em sua interação com os humanos. Estudos recentes revelam que os amigos de 4 patas conseguem identificar sentimentos como medo, excitação ou raiva em seus donos. Além disso, são capazes de ‘absorver’ estas sensações dos seus donos humanos.

Publicidade

Um dos estudos, realizado por pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, em colaboração com a Universidade de Lincoln, no Reino Unido,  analisou o comportamento de 90 cães saudáveis, todos sem problemas de visão e que não apresentavam agressividade. Os resultados foram reveladores e mostram como os cães podem ser sensíveis às emoções humanas.

Como o cachorro compreende as emoções humanas?

Durante o estudo, pesquisadores mostraram aos cães duas atrizes em uma sala. Cada uma exibia diferentes expressões faciais. A maioria dos cães mostrou preferência por interagir com a atriz que apresentava uma expressão positiva, como alegria e felicidade. Isso sugere que os cães não apenas reconhecem as emoções humanas, mas também são influenciados por elas em suas decisões.

Os dados do estudo são impressionantes: 68% dos cães preferiram a atriz com expressão feliz em comparação com 32% que escolheram uma expressão neutra. Quando a escolha era entre uma expressão neutra e uma expressão de raiva, 95% dos cães optaram pela neutra. Esses números destacam a capacidade dos cães de avaliar e responder a sinais emocionais humanos.

“A conexão emocional entre humanos e cães é a essência do relacionamento”, observa Clive Wynne, professor de psicologia e diretor do Canine Science Collaboratory, na Universidade Estadual do Arizona. Em entrevista ao site National Geographic, ele afirma que, assim como  crianças olham para os pais em busca de sinais  sobre como reagir às pessoas e ao mundo ao seu redor, os cães costumam olhar para os humanos em busca de algo semelhante. Portanto, quando os tutores projetam sentimentos de calma e confiança, os cachorros passam a entender que o ambiente é seguro e ele está protegido.

Editora-chefe das marcas Bons Fluidos, SportBuzz e Perfil Brasil. Acredita na Lei do Retorno e na (lenta) evolução do ser humano para um mundo melhor.