Aprenda a cristalizar cascas de laranjas e adoce seu chá de um jeito diferente e saboroso

Além de adoçar bebidas, a casca cristalizada é um snack gostoso para aqueles momentos que pedem um docinho

Bons Fluidos Publicado segunda 6 julho, 2020

Além de adoçar bebidas, a casca cristalizada é um snack gostoso para aqueles momentos que pedem um docinho
Veja como preparar casca de laranja cristalizada - Reprodução/ YouTube/ Dicas da Terê

Se você é o tipo de pessoa que não consegue tomar chá sem adicionar um pouquinho de açúcar ou algum outro tipo de ingrediente para adoçar, certamente precisa conhecer a casca de laranja cristalizada. 

Ela pode ser uma alternativa para inovar na hora de adoçar bebidas ou então um snack para aqueles momentos que pedem um docinho, podendo ser conservadas em potes por meses e consumidas aos poucos. 

Além de adicionar sabor ao seu chá, a casca de laranja cristalizada é uma excelente maneira de reaproveitar alimentos que provavelmente iriam para o lixo e que custam bem caras quando são compradas prontas. 

Vale ressaltar que as frutas cristalizadas são calóricas, portanto, não são uma opção saudável para quem está na jornada do emagrecimento e contraindicadas para quem sofrem com diabetes e outras doenças que exigem pouco consumo de açúcar. 

O canal no YouTube Saba Made in Brazil ensinou o processo para realizar a cristalização das cascas, que não é rápido, no entanto, exige apenas dois ingredientes que todo mundo tem na cozinha: laranjas e açúcar. Veja a receita:

Ingredientes

  • 3 laranjas (qualquer tipo: laranja-pera, bahia, lima, etc.)
  • 400g de açúcar
  • Uma colher de sopa de cravo da índia (opcional)
  • pitada de sal

Modo de Preparo
Corte o fundo e o topo das laranjas, corte-as em quatro partes a partir do fundo ou do topo. Retire as pontas dos pedaços obtidos e, com os dedos, separe a casca da laranja da poupa da fruta. 
Retire o excesso da parte branca da laranja para evitar que fique amarga e corte as cascas em filetes de meio centímetro. 
Leve as tiras da casca para ferver em uma panela funda com água em fogo baixo. Assim que levantar fervura, acrescente uma porção de cravos da índia. 
Deixe as cascar e os cravos fervendo por cinco minutos contados a partir do momento da fervura. Após cinco minutos, escorra a água e lave em água corrente as cascas. Coloque-as no fogo novamente e repita o mesmo processo por três vezes. 
Após finalizar a terceira vez, escorra bem as cascas de laranja e reserve. 
Em uma panela ligada em fogo baixo, acrescente 400g de açúcar, uma pitada de sal, 100 ml de água e coloque as tiras da casca da laranja. Misture tudo muito bem e deixe cozinhar até que o açúcar vire uma calda fina. 
Escorra a calda e coloque as tiras para secar em uma forma sem os cravos. Quando as cascas estiverem sequinhas e firmes passe-as no açúcar e guarde em um pote com tampa em local arejado.

 

Último acesso: 10 Aug 2020 - 02:01:10 (1043007).