Canjica saudável para esquentar os dias frios de inverno? Nutricionista ensina receita

"A fibra presente na canjica ajuda na saciedade e no funcionamento do intestino e é um alimento isento de glúten", explica Renata Branco

BONS FLUIDOS Publicado terça 29 junho, 2021

Nutricionista ensina receita de canjica saudável para comer nos dias frios - Pixabay/ Ju Fioroto - Foto meramente ilustrativa

O mês de junho está no fim, mas o friozinho só começou, então as comidinhas quentes farão muito sucesso nos próximos dias. Ainda em clima de festa junina, a nutricionista Renata Branco ensinou uma receita de canjica saudável, perfeita para esquentar o corpo e dar aquela sensação tão prazerosa de conforto.

A canjica pode ser encontrada em duas formas, a branca e a amarela. Rico em proteínas, fibras, ferro, magnésio, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B, o ingrediente é especial porque ajuda na saciedade e no funcionamento do intestino, além de ser um alimento isento de glúten. 

O que prejudica a nossa saúde é a forma como fazemos a canjica tradicional e a quantidade que comemos, adicionando açúcar, leite condensado, coco adoçado, entre outros ingredientes que não fazem bem ao corpo.

+++ Hmmm... Sopinha cremosa de alho-poró com calabresa para esquentar suas noites de inverno; confira a receita!

Para podermos aproveitar essa deliciosa sobremesa, podemos substituir o açúcar por adoçante culinário, o leite de vaca pelo leite vegetal de coco, o coco ralado adoçado pelo coco sem açucar e adicionarmos especiarias como canela em pau e cravo, que adicionarão mais nutrientes saudáveis e sabor à canjica.

Que tal aprender essa receita incrível e saudável sem culpa? Ah, lembrando que, como com qualquer outro alimento, com esse também não devemos exagerar na hora de comer!
 
INGREDIENTES

500g de canjica pre cozida
1 xicara de coco ralado sem açucar
1 xícara de xilitol
 1 col de sopa de cravo
4 canela em pau
Leite de coco 1,5 litro
 
MODO DE PREPARO

Colocar todos os ingredientes no fogo e ir mexendo até engrossar levemente o caldo em fogo baixo.

Acrecentar o cravo e canela e abafar por mais alguns minutos e depois desligar o fogo.

Fácil, né? Agora é só servir e aproveitar a delícia!

Último acesso: 29 Nov 2021 - 08:58:59 (1045244).