Publicidade

Como o hambúrguer vegetariano nasceu e por que John Lennon está envolvido nesta história?

Neste Dia do Hambúrguer, resolvemos te mostrar a criação da proteína vegetal, que vai desde um pó até a aprovação do cantor dos Beatles; confira

hambúrguer-vegetariano
Saiba como nasceu o hambúrguer vegetariano e entenda como o ex-Beatle está envolvido na história – Getty Images/SherSor

Já se perguntou como o hambúrguer vegetariano nasceu? Resumidamente, a história inclui um rapaz que sempre foi vegetariano desde a infância, John Lennon e Yoko Ono e comida em pó. Abaixo, você confere cada detalhe revelado pela revista norte-americana ‘Smithsonian’.

Publicidade

O começo de tudo

Gregory Sams era um menino que havia se tornado vegetariano aos dez anos de idade. O que ele não sabia era que, futuramente, este hábito alimentar iria se tornar uma grande virada de chave no futuro. A dieta vegetariana só foi ganhar holofotes em 1971, quando passaram a vender um livro sobre o assunto nos Estados Unidos. Porém, antes disso, Sams, aos 19 anos, decidiu arriscar e inovar o mercado gastronômico, abrindo um restaurante macrobiótico em Londres. O menu do SEED incluía arroz, vegetais, algas, pão de fermentação natural, missô e algumas sementes, como de girassol e gergelim.

Nesta época, John Lennon e Yoko Ono eram seus clientes e adoravam sua comida. O veículo ainda contou que, uma vez, Ono ficou doente e foi parar no hospital. Sams ficou sabendo da notícia e levou o prato do dia para ela e Lennon provarem. Ele, por sua vez, disse que nunca havia provado um prato feito com cenoura tão gostoso quanto aquele.

Além disso, o restaurante fez o primeiro hambúrguer vegetariano de todos – pelo menos, do que foi registrado. A receita levava farinha, um molho japonês chamado tamari, feijão azuki e flocos de aveia. O rapaz misturava esses ingredientes e montava-os em forma de hambúrguer.

VegeBurger

Mais tarde, ele encarou alguns problemas financeiros e, por isso, criou o ‘VegeBurger’ junto de seu irmão – foi daí que surgiu o termo veggie, tão usado atualmente. O objetivo era levar os hambúrgueres do SEED para o mercado. Sendo assim, passou seis meses misturando diferentes quantidades dos ingredientes principais. Depois, sentiu que precisava adicionar ervas, tomate e cebola.

Publicidade

A primeira versão do produto era vendida em pacotes de comida seca. Com isso, ele hidratava a mistura, montava no formato de hambúrguer e levava para o forno para desidratar. Primeiramente, quando o cliente comprava, para usá-lo, tinha que reidratar e, assim, cozinhá-lo. Algum tempo depois, ele passou a fazer só a mistura em pó e, só em 1984, mudou a receita para fazê-lo de forma congelada.

Depois de ter lido toda essa curiosidade, pode ter te dado uma fome. Então aprenda uma receita de hambúrguer vegetarino para fazer em casa:

Publicidade