Confira cinco formas de inserir fibras na dieta do dia a dia segundo Harvard

Segundo o órgão, o indicado é que um adulto saudável consuma de 25g a 30g por dia, e o site da Universidade deu algumas dicas para aumentar o consumo

fibras-na-dieta
Não é tão fácil colocar as fibras na dieta, então, para facilitar sua vida, Harvard pensou em cinco formas de fazer isso – Canva Equipes/rimmabondarenko

Tanto se fala sobre a importância de ingerir fibras no dia a dia, mas você sabia que existe uma recomendação vinda do Ministério da Saúde? Segundo o órgão, o indicado é que um adulto saudável consuma de 25g a 30g de fibras por dia. Apesar da dica, não é tão fácil assim colocar as fibras na dieta, então, para facilitar sua vida, Harvard pensou em cinco formas de fazer isso e nós as trouxemos para o site. Confira:

Publicidade

Cinco jeitos de introduzir as fibras na dieta

  • No café da manhã: Primeiramente, o primeiro passo para incluir as fibras na dieta, é as utilizando no café da manhã. Para isso, você pode preparar um overnight oats, chia pudding, mingau e até o cuscuz nordestino.
  • Leia o rótulo: Sempre que houver interesse em comprar produtos ricos em fibra, confira as informações nutricionais. O alimento integral deve ter sempre, pelo menos, um grama de fibra para cada dez de carboidrato.
  • Inclua as frutas em suas refeições: Já que são ótimas fontes de fibra, podem combinar com qualquer refeição, seja lanche, salada e sozinhas para um café da tarde, por exemplo.
  • Coma grãos: Feijão, lentilha e ervilha são ingredientes coringas para você ter uma alimentação repleta de fibras.
  • Beba mais água: O líquido ajuda a lubrificar as paredes do intestino.

Dieta rica em fibras ajuda contra a demência

Uma pesquisa realizada por estudiosos japoneses e publicada na revista Nutritional Neuroscience descobriu que os alimentos que contêm fibras podem ser grandes aliados contra a demência. “A pesquisa mostrou que adultos que consumiam mais fibras, particularmente fibras solúveis, eram menos propensos a desenvolver demência. Esses achados podem estar relacionados a interações entre o intestino e o cérebro”, afirma a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.

A fibra vem em duas formas: insolúvel (que ajuda você a se sentir satisfeito e estimula ao bom funcionamento do intestino) e solúvel (que ajuda a reduzir o colesterol e o açúcar no sangue). Alimentos que contêm fibras geralmente apresentam uma mistura dos dois, mas grãos inteiros, cereais de trigo e vegetais como cenoura, aipo e tomate contêm principalmente fibras insolúveis.