Confira três alimentos que não podem faltar na mesa dos veganos

Popularizado nos últimos anos, o veganismo é um movimento político que prega, em linhas gerais, uma alimentação saudável e sem crueldade animal. Vamos conhecer melhor?

veganos
Alimentos que não podem faltar na mesa dos veganos – Créditos: depositphotos.com / zi3000

Você já pensou em abolir a carne do seu cardápio, nem que seja por um dia na semana? É cada vez maior o número de pessoas que adotam esta prática de forma permanente e tornam-se veganos. Em linhas gerais, é uma ideologia que tem como questão central defender os direitos dos animais e ser contra qualquer forma de violência que envolva estes seres vivos. Assim, é uma causa que vai além das opções dos pratos, mas também nas escolhas do vestuário, por exemplo.

Publicidade

Mundo dos veganos

Um dos grandes desafios de quem se torna vegano é em relação ao que fazer para substituir os nutrientes da proteína animal. Nos últimos anos, a procura por um estilo de vida mais natural e sem carne ocorreu por diversos motivos: preocupação com o bem-estar dos animais, ativismo ambiental ou até mesmo busca por uma melhora na saúde.

Porém, para manter a saúde,  é necessário entender quais nutrientes precisam ser substituídos. Além da proteína, a carne também é rica em outros componentes, como vitamina B12 e ferro. Aqui vão alguns alimentos para quem está iniciando na prática:

Cereais

Excelentes fontes de ferro e vitamina B, cereais como aveia, milho, trigo e arroz são importantes no dia a dia devido à alta concentração de fibras e proteínas. Assim, os cereais são a principal fonte de energia que o organismo humano precisa.

Leguminosas

Além dos cereais, leguminosas como lentilha, o grão-de-bico, o amendoim e o feijão são ricas em nutrientes. Além disso, são fáceis de preparar. A lentilha, por exemplo, de tão potente em termos de ferro e vitaminas, é a “Rainha das Leguminosas”, segundo estudo de Harvard.

Publicidade

Tofu

É rico em proteína e cálcio. Portanto, é bastante procurado pelo público vegano. Seu sabor neutro permite criar uma diversidade de pratos, doces e salgados. Por fim, é um coringa na cozinha.

Publicidade