Publicidade

15 frases inspiradoras de Dalai Lama que te farão refletir sobre a vida

Leia e inspire-se nestas frases e ensinamentos de um dos líderes religiosos mais respeitados do mundo

Leia 15 frases inspiradoras de Dalai Lama – Foto: Ven. Tenzin Jamphel/ Reprodução/ Instagram

Dalai Lama é um dos líderes religiosos e políticos mais respeitados do budismo e seu trabalho incansável por décadas como buscador da paz no Tibete tornou o líder uma das figuras mais inspiradores e amadas das últimas décadas. 

Publicidade

Sua dedicação constante por causas humanitárias deu à ele um Nobel da Paz em 1989 e diversos bestsellers inspiradores com ensinamentos preciosos para uma vida plena e  em constante evolução. 

+ VEJA TAMBÉM: Ao completar 85 anos, Dalai Lama faz pedido de oração especial aos seguidores budistas

A Bons Fluidos selecionou 15 frases ditas ou escritas por Dalai Lama que farão você refletir sobre a vida:

  1. O objetivo não é ser melhor do que o outro homem, mas sim o seu eu anterior.
  2. É sob as maiores adversidades que existe o maior potencial de fazer o bem, tanto para si como para os outros.
  3. Conquistar a si mesmo é uma vitória maior do que conquistar milhares em uma batalha.
  4. Se você acha que é pequeno demais para fazer alguma diferença, tente dormir com um mosquito.
  5. Dê a quem você ama asas para voar, raízes para voltar e razões para ficar.
  6. As pessoas seguem caminhos diferentes em busca de realização e felicidade. Só porque eles não estão na sua estrada, não significa que se perderam.
  7. É muito raro ou quase impossível que um evento possa ser negativo de todos os pontos de vista.
  8. Se você deseja que os outros sejam felizes, pratique a compaixão. Se você quer ser feliz, pratique compaixão.
  9. O mundo não pertence aos líderes. O mundo pertence a toda a humanidade.
  10. Seja gentil sempre que possível. Sempre é possível.
  11. Às vezes, criamos uma impressão dinâmica ao dizer algo, e às vezes criamos uma impressão tão significativa ao permanecer em silêncio.
  12. Uma mente disciplinada leva à felicidade e uma mente indisciplinada leva ao sofrimento.
  13. Quanto mais você for motivado pelo amor, mais destemida e livre será sua ação.
  14. Lembre-se de que às vezes não conseguir o que deseja é um maravilhoso golpe de sorte.
  15. Apenas um pequeno pensamento positivo pela manhã pode mudar todo o seu dia

Quem é Dalai Lama?

Publicidade

Tenzin Gyatso, sua santidade o 14o dalai-lama, líder espiritual e autoridade máxima do budismo tibetano, nasceu na aldeia de Takster, no leste do Tibete, em 6 de julho de 1935. Filho de uma família de agricultores, recebeu o nome de Lhamo Thondup. Com apenas 2 anos de idade, foi reconhecido por monges como a reencarnação do dalai-lama. Aos 5 anos, foi oficialmente nomeado líder espiritual dos tibetanos, separado da família e levado para o palácio Potala, em Lhasa. Lá, fez seus votos de noviço, teve o cabelo cortado e recebeu o manto monástico. Desde então, passou a se chamar Jampel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin.
Assumiu o poder político em 1950, ano em que o Tibete foi ocupado pela China. Durante nove anos, os tibetanos lutaram pacificamente para manter sua identidade. Em 1959, observando que a própria sobrevivência da religião estava em perigo se continuasse no Tibete, o dalai-lama deixou o país e refugiou-se em Dharamsala, na Índia, onde o budismo nasceu. Líder espiritual de todas as escolas budistas tibetanas, sua santidade representa o ponto de união e construção da identidade cultural dos tibetanos no exílio e de muitos ocidentais que encontraram no budismo uma ferramenta espiritual. Sua atuação tem duas vertentes: a preservação e propagação dos ensinamentos budistas de forma não separatista, promovendo o diálogo inter-religioso e o contato com as doutrinas ocidentais, e a conservação da cultura e identidade do povo tibetano, em todos os seus aspectos. Fundou colônias tibetanas na Índia e no Nepal e institutos para preservar as artes, a história sagrada e a medicina tradicional do Tibete.
Desde 1960, dalai-lama vive na Pequena Lhasa, que é como ficou conhecida a sede do governo tibetano em Dharamsala. Seguido por 80 mil refugiados quando se exilou, hoje tem mais de 120 mil tibetanos a seu redor. Em 1989, como reconhecimento a sua campanha pacifista para acabar com a dominação chinesa no Tibete, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Com o crescimento do budismo em todo o mundo, vêm sendo lançados inúmeros livros com as mensagens do dalai-lama, retiradas de palestras e discursos. Considerados verdadeiros manuais de auto-ajuda, obras como A Arte da Felicidade: um Manual para a Vida e O Caminho da Felicidade não saem das listas de mais vendidos.