Publicidade

8 dicas para curtir o carnaval com saúde e sem peso na consciência

Cuidar da alimentação e da coluna durante as viagens são algumas das dicas para curtir o carnaval com saúde e sem peso na consciência

8 dicas para curtir o carnaval com saúde e sem peso na consciência – PxHere

A folia do Carnaval este ano de 2022 será diferente. Sem bloquinhos e sem as famosas festanças nas ruas do país. Mas o feriado e as festas ainda irão acontecer, mesmo que de maneira mais restrita, com menos pessoas, e é necessário reforçar alguns cuidados mais do que importantes para a saúde, certo? Vamos lá!

Publicidade

8 dicas para curtir o carnaval com saúde e sem peso na consciência

1. Não abra mão de proteger sua saúde bucal

“A limpeza diária faz parte da rotina básica de cuidados para garantir que a saúde bucal esteja em dia. Devemos escovar os dentes, passar fio dental e enxaguante bucal diariamente. Essa rotina ajuda a prevenir doenças como cárie e gengivite, além de fazer a limpeza básica”, explicou Dr. Márcio Ramos, da clínica Implante Rio. Dê atenção para seu kit de higiene bucal antes de sair de casa para a viagem.

+++ Três produtos medicinais à base de Cannabis são aprovados pela Anvisa

2. Alimentação

Como médico especialista em emagrecimento saudável e endocrinologista, Dr. Henrique Passos faz observações sobre a alimentação no Carnaval. “Não fugir do seu plano alimentar é extremamente importante. Para esse período, temos uma dieta mais flexível, entretanto, manter o acompanhamento nutricional adequado é o mais indicado”, diz. O médico especialista em geriatria e gerontologia Dr. Leonardo Leibovici diz que as pessoas no carnaval costuma ter uma “sobrecarga” súbita de alimentação diferente da rotina, antes de tudo. Às vezes nem é uma questão de volume maior de alimentos, e sim, a natureza desses pratos, tão diferentes da dieta habitual dos mesmos.

3. Candidíase

“O fungo Candida albicans vive normalmente na região genital, sobretudo em mulheres. Isso pode ocorrer com uso de biquínis, fantasias ou peças íntimas ainda úmidas. O fungo propagado pode gerar coceira na região e aumento nas secreções”, explica a infectologista Flávia Cohen, da clínica FVC. Durante o carnaval, use camisinha, evite sentar em cadeiras de praia sem uma proteção, como uma toalha ou canga, por exemplo, e evite ficar horas com o biquíni molhado.

Publicidade

4. Cuidado com a conjuntivite

“Nossos olhos possuem uma membrana muito sensível que pode ser acatada por vírus, bactérias e substâncias tóxicas contidas em piscinas, praias e até poluição do ar”, explica a infectologista Flávia Cohen. Tenha na necessaire um bom colírio e use óculos de sol com proteção UV autenticada.

+++ Seu cérebro também pede férias! Saiba o que é bom para fazer no período

5. Cuidado com a Hepatite A

“O vírus está presente na água contaminada e em alimentos mal conservados. Como é recomendado ingerir uma quantidade ainda maior de líquidos, e no carnaval costumamos passar mais tempo na rua, devemos tomar cuidado ao consumi-los em estabelecimentos que mantêm seus produtos bem conservados”, explica a infectologista Flávia Cohen.

Publicidade

6. Herpes

A infectologista Flávia Cohen explica melhor sobre o herpes tipo 1, o responsável pelo contágio de herpes labial. “Há a presença de vermelhidão, pequenas bolhas que são compostas por um líquido claro e que pode ser confundido com pus, além disso, a sensação de ardor fica no local. Esse tipo de herpes pode ficar localizado na região do lábio ou até mesmo na parte interna da boca. É comum que o primeiro contato com esse vírus seja na infância, ele fica alojado nos gânglios nervosos podendo estar presente na vida do paciente por inúmeros anos (latente)  sem a presença de um sintoma, podendo ser ativado ou reativado quando há uma queda na imunidade.”

O vírus pode ser ativado algumas formas, em sua maioria relacionado ao sistema imunológico enfraquecido, o estresse pode ser considerado como o maior inimigo a quem possui o herpes, já que a parte emocional é importante nessa questão. A exposição excessiva ao sol ou ao frio intenso, variações hormonais, como o período menstrual também podem ser fatores reativos da doença. Flávia explica que a contaminação pelo beijo só é possível de ocorrer dentro do período de infecção, ou seja, com as lesões ativas. “O beijo deve ser evitado desde a fase inicial, com os primeiros sintomas como a vermelhidão no local até o período de cicatrização total, quando não há mais qualquer indício que o vírus esteja presente nos lábios. Quando uma pessoa que está infectada beija outra as chances de transmissão são altíssimas, então é importante que haja esse cuidado antes do ato“, explica.

+++ Esposa de Tiago Leifert faz atualização sobre estado de saúde da filha: ”É um tourinho”

Publicidade

7. Cuidados com a coluna durante as viagens

Para que as viagens de carro sejam menos prejudiciais, o Dr. Haroldo Chagas, Neurocirurgião e Cirurgião da Coluna Vertebral e Chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Federal da Lagoa/RJ, separou algumas dicas: “Quando for arrumar as malas, leve o essencial. Carregar excesso de peso é prejudicial à coluna. Ou tente dividir em duas. Dê preferência às de rodinhas. Se for dirigir, antes de pegar a estrada, faça alguns exercícios de alongamento. Isso ajudará a aliviar a tensão do corpo e amenizar as consequências de passar horas sentado. Mantenha sempre a postura ereta apoiando totalmente a lombar no banco. Caso não consiga, pode usar uma almofada para ajudar. Mantenha os joelhos levemente dobrados para alcançar os pedais. Durante a viagem, aproveite as paradas para fazer mais alongamentos e pequenas caminhadas. Se for de ônibus, a melhor posição para se viajar é deitado, pois diminui a força compreensiva nos discos intervertebrais. Caso não tenha como ir deitado, incline ligeiramente a poltrona e coloque um travesseiro na região lombar. Travesseiro para pescoço também ajuda a aliviar tensões e dores na coluna”, explica.

+++ Por que temos que estar felizes o tempo todo? Entenda a diferença entre otimismo e positividade tóxica

8. Cuide da imunidade

O Dr. Henrique Passos alerta que a fuga da rotina pode mexer com a imunidade: “Os shots contribuem  para melhorar a imunidade, ajudam o corpo a eliminar toxinas, tem ação anti-inflamatória e ajudam na digestão. O shot da imunidade, por exemplo, tem dois ingredientes fortificantes de sistema imunológico: o própolis e o limão, além da cúrcuma,  que é uma ótima fonte de energia. Já no antioxidante, ingredientes como gengibre e hortelã são ótimos para uma boa digestão e auxiliam no emagrecimento saudável. E o famoso shot verde é fonte de vitaminas muito poderosas através da couve e gengibre, além da junção com salsa e limão agirem em conjunto para uma boa ação anti-inflamatória”, explica. 

Publicidade