Publicidade

Argentina passa a considerar cuidado materno como trabalho e dará direito a aposentadoria para mães

Programa prevê beneficiar 155 mil mulheres em idade de aposentar que trabalharam cuidando dos filhos

Argentina deve aprovar programa que considera cuidado materno como trabalho – Pexels/ Yan Krukov

A Argentina deu mais um passo em direção à igualdade dos direitos de homens e mulheres após anunciar nesta quarta-feira, 21, que passará a considerar o cuidado materno como um trabalho.  

Publicidade

Depois de legalizar o aborto, o país vizinho declarou que mulheres com mais de 60 anos que pararam de contribuir para a previdência para dar atenção à maternidade, terão o direito de se aposentarem mesmo sem terem contribuído por 30 anos, como é exigido no país. 

+++ Mente e corpo preparados para a gestação: acupuntura trata ansiedade de pacientes em tratamento de fertilidade

O órgão que assegura políticas públicas para a população, a Administração Nacional de Seguridade Social (ANSES) prevê que 155 mil mulheres serão beneficiadas com o direito a aposentadoria. 

Antes da nova medida, 44% das mulheres com idade para aposentar-se não conseguiam completar os 30 anos no mercado de trabalho porque pausavam a carreira para cuidar dos filhos, mas não conseguiam voltar para o mercado de trabalho após a licença maternidade.

Publicidade

+++ Dia Nacional da Adoção: Depois de adotar bebê abandonado no hospital, influenciador gay quer adotar mais um filho e descarta outros métodos

Segundo um estudo realizado pela Oxfam International, mulheres e meninas dedicam dedicam 12,5 bilhões de horas diariamente ao trabalho de cuidado não remunerado. Se elas recebessem pelo trabalho movimentariam US$ 10,8 bilhões por ano. 

 

Publicidade