Publicidade
Brasileiros exageram na quantidade de sal e não têm consciência disso, segundo Ministério da Saúde – Pinterest

A alimentação é um dos combustíveis do ser humano. Com o passar do tempo, entendemos que a ingestão e o preparo de alimentos saudáveis é crucial para mantermos uma vida mais harmoniosa e equilibrada.

Publicidade

Dentre todos os ingredientes que utilizamos no nosso dia a dia, o sal de cozinha é tempero mais usando para dar gosto aos nossos pratos. Mas você tem ideia da quantidade de sal que nós, brasileiros, consumimos diariamente?

Segundo informações do Ministério da Saúde, o brasileiro consome em média 9,3 gramas de sal por dia, excedendo significativamente a quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde, que é de 5 gramas diárias. Apesar disso, apenas 12% dos brasileiros adultos tem a consciência desta alta ingestão de sal.

Dentre os problemas de saúde causados pelo excesso do tempero estão a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, etc. “Para prevenir esses problemas é necessário reduzir o consumo de sal, seja na adição de alimentos quando se prepara, mas também aqueles escondidos nos alimentos processados e multiprocessados”, explicou Eduardo Augusto Fernandes Nilson, Coordenador-Geral substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Para matéria publicada no site do Ministério, Eduardo ainda ponderou: “O sal é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, e isso representa muito custo para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para sociedade, porque pessoas morrem prematuramente, as pessoas adoecem, deixam de trabalhar e produzir”. Devemos entender mais do que nunca os prejuízos da ingestão exagerada do sal de cozinha, principalmente durante a pandemia do coronavírus, na qual quaisquer outras doenças, assim como a Covid-19, devem ser evitadas ao máximo.

Publicidade

O Ministério da Saúde ainda indica que, para substituir o uso do sal, devemos optar por outros ingredientes e temperos frescos, como a cebola e o alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta, coentro, entre outros. Além de ajudarem a reduzir o consumo de sal, são benéficos à saúde humana.