Publicidade
Como plantar manga em casa? Jardineira compartilha dicas simples para facilitar o processo – Foto de Shuvon Karmoker no Pexels

Você que é fã de manga já parou para pensar que pode, sim, plantar uma muda desta planta tão característica do clima brasileiro em casa? A partir de truques simples, a jardineira e criadora de conteúdo digital Carol Costa compartilhou em seu canal no YouTube algumas dicas para facilitar a plantação e agilizar o tempo de germinação da semente em casa.

Publicidade

Como plantar manga em casa?

Em vídeo, a primeira dica que Carol nos deu foi: retire a “embalagem” do caroço. Geralmente, as pessoas costumam plantar o caroço do jeito que o veem, porém, a melhor coisa a se fazer é escovar o caroço debaixo da água e cortar com uma tesoura a ponta mais fina dessa capa do caroço. A partir disso, descasque a “embalagem” e reserve o verdadeiro caroço — que estava escondido.

+++ Quais os benefícios do chá das folhas de louro para nosso organismo?

Carol explica que, geralmente, plantando sem as dicas, o pé de manda começa a mostrar suas primeiras folhinhas em 50 dias. Retirar essa capa protetora da semente adianta o processo em um mês.

Outra dica incrível para plantar manga em casa é utilizar um gel para plantio. Este produto você encontra facilmente na internet ou em lojas de jardinagem da sua cidade. Quando hidratado com água, os cristais que vêm na embalagem formam um gel responsável por deixar o ambiente da planta úmido por mais tempo.

Publicidade

Montagem do vaso do pé de manga

Com a semente e o gel para plantio em mãos, vamos montar o vaso. Carol lembra que você conseguirá manter um pé de manga em casa por mais ou menos um ano, usando um vaso com boca de 24 cm de diâmetro, por exemplo, como ela usou. Passado esse tempo, o ideal é transferir sua árvore para um parque ou um quintal bem grande.

+++ Nutricionista dá dicas de 3 temperos que também funcionam como remédios naturais

O substrato que Carol usou para plantar sua mangueira, como ela caracterizou, é bem “fofinho”. Ele contém vermiculita e fibra de coco. Encha a maior parte do seu vaso com o substrato. Agora, em um copo, coloque uma colher de sopa do gel para plantio e encha dois terços do copo com água. Espere ele inchar. Transfira esse gel para o centro do vaso, por cima do substrato. Em cima do gel, como uma caminha, você colocará a semente deitada. Cubra com uma camada fina de substrato e finalize com uma última camada de palha protetora — que pode ser, por exemplo, um mix de folhas secas.

Publicidade

Com o vaso pronto, regue em abundância e mantenha-o em um local com iluminação amena. A muda deve receber duas horas de sol por dia, de preferência, na parte da manhã ou final da tarde. Evite o sol do meio-dia.

Assista ao vídeo:

 

Publicidade