Publicidade

Cuidados com a saúde! Praticar exercícios físicos pode proteger contra doenças associadas ao acúmulo de gordura no fígado

A prática regular de exercícios físicos induz adaptações moleculares, prevenindo doenças

Praticar exercícios físicos pode proteger contra doenças associadas ao acúmulo de gordura no fígado – Pexels

Um estudo alemão publicado na revista Molecular Metabolism destaca que o exercício físico vai além das funções tradicionais já conhecidas: ele também pode prevenir o desenvolvimento de fígado gorduroso e doenças hepáticas.

Publicidade

“O estudo demonstrou que o estímulo das mitocôndrias isoladas do fígado, que ocorre por meio dos exercícios físicos, é especialmente benéfico para reduzir o armazenamento de gordura no órgão, o que diminui os riscos de doenças hepáticas”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Praticar exercícios físicos pode proteger contra doenças associadas ao acúmulo de gordura no fígado

Em todo o mundo, 1 em cada 4 pessoas sofre de doença hepática não alcoólica (também chamada de doença hepática metabólica ou esteatose hepática). Para prevenir e tratar a doença hepática metabólica, a mudança no estilo de vida com aumento da prática de atividades físicas é recomendada. Os cientistas do estudo investigaram até que ponto o exercício regular altera a adaptação do fígado ao aumento da ingestão de energia e qual o papel do músculo esquelético neste processo.

+++ Avanço da ciência: pesquisadores brasileiros identificam molécula que pode inibir proteína ligada ao aumento do câncer

“Os resultados do estudo mostraram que o treinamento físico regulou importantes enzimas de degradação de glicose e frutose no fígado, bem como melhorou o metabolismo mitocondrial. Desta forma, a carga de substrato para a respiração mitocondrial e a síntese de lipídios pode ser reduzida. Como consequência, menos gordura é armazenada no fígado – e lipídios específicos são reduzidos”, explica a médica nutróloga.

Publicidade

 Além disso, o controle da glicose melhorou nos ratos (usados nos experimentos) treinados com exercícios. Os pesquisadores também observaram um aumento da capacidade respiratória dos músculos esqueléticos, o que alivia o estresse metabólico no fígado.

“Os dados da biologia do sistema oferecem uma visão abrangente da adaptação molecular do fígado e dos músculos a uma dieta de alta energia, treinamento e efeitos combinatórios. Os resultados também mostram que a atividade física realizada com frequência regula muitos alvos ao mesmo tempo, um efeito que não pode ser alcançado com medicamentos”, explica a especialista.

+++ Na Espanha, governo aprova lei que proíbe a venda de animais em lojas

Publicidade

A médica ressalta que o melhor meio de prevenir e tratar a doença hepática metabólica é por meio de uma readequação no estilo de vida, o que inclui, além do exercício físico, um bom plano alimentar e descanso.

“O consumo de uma dieta diversificada e equilibrada, com folhas, frutas e vegetais, carboidratos fibrosos, proteínas magras e gorduras de boa qualidade, associados ao exercício físico e ao tratamento prescrito pelo médico, promoverá um melhor controle e metabolismo das gorduras no fígado”, finaliza Dra. Marcella.

Publicidade