Publicidade

Especialista dá dicas de como evitar a enxaqueca; além da genética, outros fatores podem ocasionar as dores

Você é o tipo de pessoa que constantemente tem crises de enxaqueca? Confira orientações para evitar dores com frequência

Especialista dá dicas de como evitar a enxaqueca; além da genética, outros fatores podem ocasionar as dores – Freepik / @jcomp

Se você sofre com enxaqueca constantemente, precisa conferir essas dicas de como evitar! A dor de cabeça é a sétima doença mais incapacitante do mundo e atinge cerca de 140 milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia. 

Publicidade

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que é mais grave, intensa e recorrente. No seu canal do YouTube, a especialista Aline Xavier deu dicas de como prevenir essa doença que incomoda tantas pessoas. Confira!

Quais os principais sintomas da enxaqueca?

Normalmente, a enxaqueca dura por 3 dias e os principais sintoma envolvem, além da dor na cabeça, náuseas, tonteiras, vômitos, visão manchada, alteração do sono e sensibilidade à luz e a certos cheiros.

+++  Estado de São Paulo atinge marca de 70% da população completamente vacinada contra covid

Publicidade

E quais os motivos que desencadeiam essas dores?

O fator genético é alto e é muito considerado, mas outros motivos também são importantes para que essa enfermidade se manifeste. De acordo com Aline, muitos desses sintomas estão ligados ao estômago: a alimentação não saudável pode ser uma grande responsável pelo surgimento da enxaqueca; o jejum também.

Segundo Aline, nas mulheres, a alteração hormonal também desencadeia sintoma. Períodos de estresse, que envolvem falta ou excesso de sono, ansiedade e bruxismo também contribuem para uma maior frequência nessas dores de cabeça. Atividades físicas em excesso são outras causas que precisam ser levadas em consideração.

Publicidade

+++ Cuscuz branco de tapioca com coco feito na cuscuzeira! Simples, prático e delicioso! Confira a receita

Dicas para evitar a enxaqueca

Há alguns hábitos que podem ser adotados, diariamente, para evitar que esses incômodos apareçam com tanta frequência. Aline Xavier dá as seguintes dicas de prevenção:

Publicidade

– Evitar luzes fortes próximo ao rosto depois do escurecer;
– Dormir no mínimo 8 horas por noite. É recomendado que seja 2 horas antes da meia noite para um sono de mais qualidade;
– Fazer exercícios físicos regularmente;
– Evitar situações estressantes ou aprender administrar o estresse;
– Não fumar;
-Evitar alimentos que não são saudáveis à saúde e preferir aqueles ricos em antioxidantes.

“Essas mudanças, além de reduzirem a intensidade da enxaqueca, vão melhorar a sua qualidade de vida e vão evitar o aparecimento de outras doenças”, explica Aline.

Nos momentos das dores, para diminuir esses incômodos na cabeça, a profissional recomenda fazer compressas geladas na região da dor, com ligeiros apertos. 

Publicidade