Publicidade

Por que você deve armazenar suas cápsulas de café e usá-las na jardinagem?

Especialista em jardinagem mostra os benefícios de guardar suas cápsulas de café e utilizá-las posteriormente nas plantas em casa

Especialista mostra por que você deve armazenar suas cápsulas de café e usá-las na jardinagem – Freepik

Quando pensamos em elementos que podem sair da cozinha e ir direto para o jardim ou vasos, a borra de café é um deles, certo? Mas para além da borra de café, armazenar as CÁPSULAS que usamos nas cafeteiras elétricas também pode ser benéfico para as verdinhas.

Publicidade

A especialista em jardinagem e criadora de conteúdo digital Carol Costa compartilhou um vídeo em seu canal no YouTube mostrando duas maneiras de utilizar a borra de café em suas plantas. Agora, incluindo as cápsulas, com uma sugestão atualizada.

A primeira dica que Carol deu não tem segredo. Basta separar a borra de café direto do coador de pano ou de papel, da cafeteira italiana, da elétrica, etc., e misturar o que seria descartado com o substrato. Se você costuma cobrir a superfície do seu vaso, por exemplo, com alguma palha, é importante você retirar esse material, colocar a borra e voltar com a primeira proteção. Vale lembrar que está dica é interessante para plantas que necessitam de mais água, pois a borra costuma manter o substrato úmido.

Por que você deve armazenar suas cápsulas de café e usá-las na jardinagem?

Armazenar as cápsulas de café pode ser, sim, benéfico para suas plantas. Para isso, Carol separou uma garrafa grande de água com boca larga. É lá que era vai juntando todas as cápsulas que utiliza em casa. O ideal é manter essa garrafa grande, por exemplo, em um local escuro (os fungos que buscamos aqui precisam de pouca iluminação)

Após seis meses, você vai perceber que suas cápsulas vão começar a formar fungos. Os mofos coloridos, como verdes e azuis, são os melhores para suas plantinhas. Abra a cápsula, pois usaremos a borra novamente. Ou você pode misturar a borra no substrato diretamente (como ensinamos acima, por baixo da camada de proteção), ou você pode criar um pulverizante para suas plantas.

Publicidade

Para o pulverizante, basta colocar em uma garrafa de água quatro xícaras da borra com fungos, um pouco de açúcar demerara, orgânico ou mascavo (não pode ser açúcar refinado) e um litro de água. Misture. Todos os dias, abra a garrafa para eliminar os gases. Quando a sua mistura não estiver mais formando gás. está pronta para uso. Basta diluir uma parte do preparado para dez de água e pulverizar o substrato e as folhas.

Qual a função dos fungos que se juntam nas cápsulas? De uma maneira didática, esses fungos “do bem”, quando estão em contato com as plantas, se alimentam dos açúcares que as plantas soltam, como se fosse um suor, dificultando que fungos “do mal” se aloquem nos vasos ou canteiros e se alimentem desses açúcares, evitando a atração de pragas.

Assista ao vídeo:

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=D3BhXqYHQ3U&t=294s