Publicidade

Espirulina: entenda o que é este superalimento obtido de um dos seres mais antigos que existem

Conheça os benefícios da espirulina, para que ela serve e como tomar

Saiba o que é spirulina e conheça seus benefícios para a saúde – Pixabay

Você comeria uma das formas de vida mais antigas da Terra? Parece estranho, mas a espirulina é um tipo de alga considerada um dos seres mais antigos que existem hoje – elas já estavam aqui antes mesmo dos dinossauros e do homem – e é tida como um superalimento devido suas quantidades de proteínas. 

Publicidade

Em resumo, a espirulina é um organismo que cresce tanto em água doce como salgada e é um tipo de cianobactéria, que são micróbios unicelulares frequentemente chamados de algas azul-esverdeadas.

+ VEJA TAMBÉM: Nutrição e brilho da raiz às pontas! Aprenda a fazer esfoliante a base de babosa para o couro cabeludo

Utilizada pela primeira vez pelos astecas como um impulsionador da resistência, a espirulina era utilizada para tratar várias doenças e melhorara  a imunidade. As lendas diziam que os mensageiros do reino usavam as algas para sustentar suas corridas de maratona. A ciência moderna apoia muitos dos benefícios atribuídos à espirulina e este alimento continua sendo alvo de estudos estudado. 

Como a espirulina é consumida?

Publicidade

A espirulina é uma alga de coloração verde que é ressecada e transformada em pó no processo para se tornar um alimento. Ela não é encontrada em qualquer supermercado e geralmente está disponível na ala de suplementos em lojas de produtos naturais. Ela  tem um sabor amargo, por isso as pessoas que consomem costumam misturá-la com iogurtes, sucos e vitaminas para melhorar seu sabor.

Qual os benefícios da espirulina?

  • A espirulina é extremamente rica em muitos nutrientes
  • Tem poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias
  • Pode diminuir os níveis “ruins” de LDL e triglicerídeos
  • Protege o colesterol LDL “ruim” da oxidação
  • Pode reduzir a pressão arterial
  • Melhora os sintomas de rinite alérgica
     

 

Publicidade