Kombucha: saiba o que é este chá fermentado, porquê você deveria tomá-lo e riscos
O Kombucha pode ser feito em casa e oferece inúmeros benefícios à saúde, no entanto, deve-se ficar atento ao processo de preparo

O Kombucha pode ser feito em casa e oferece inúmeros benefícios à saúde, no entanto, deve-se ficar atento ao processo de preparo
O chá de Kombucha é uma bebida fermentada feita com chá, açúcar, bactérias e fermento que resulta em um líquido com características probióticas e com sabor doce, seco ou amargo, dependendo da forma como o processo de produção é conduzido.
Este chá é preparado adicionando uma colônia de bactérias ao açúcar e ao chá — podendo ser o chá verde, preto ou mate — permitindo que a mistura fermente.
Esta colônia de bactérias e leveduras formam um disco gelatinoso chamado de SCOBY ou mãe do Kombucha. Ele se parece com uma espécie de cogumelo no fundo do recipiente que ajuda a resultar em uma bebida com vinagre, vitaminas B e vários outros compostos químicos.
+ VEJA TAMBÉM: Nutricionista lista 4 plantas poderosas para ajudar a controlar o diabetes
BENEFÍCIOS
Evidências, ainda não comprovadas cientificamente, afirmam que o chá de kombucha ajuda a prevenir e controlar problemas de saúde graves, desde pressão arterial a câncer.
Afirma-se que o chá de kombucha pode oferecer benefícios semelhantes aos suplementos probióticos, incluindo a promoção de um sistema imunológico saudável e a prevenção da constipação, no entanto, estudos médicos sobre o papel do chá de kombucha na saúde humana são muito limitados e há riscos a serem considerados.
RISCOS
Muitas pessoas produzem seu próprio kombucha em casa, no entanto, alguns cuidados com o processo de produção precisam ser tomados para evitar que a bebida tenha efeito contrário ao esperado.
Segundo a nutricionista Patrícia Leite, em um vídeo gravado para seu canal no YouTube, o kumbucha pode ser infectado por alguns microorganismos durante o processo de produção que contaminam a bebida e provocam doenças como a Candidíase e até infecção nos pulmões.
Ela também destacou que algumas pessoas têm sensibilidade à bebida e por isso, antes de começar a tomá-lo devem fazer uma iniciação lenta para saber se o corpo irá aceitar ou não o kombucha.