bem-estar   / Alimentação

Lavar, cortar e cozinhar! Veja como minimizar a perda de nutrientes dos alimentos ao prepará-los

Algumas mudanças na cozinha poderão potencializar o preparo das suas refeições; confira as dicas

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado quarta 24 junho, 2020

Algumas mudanças na cozinha poderão potencializar o preparo das suas refeições; confira as dicas
Lavar, cortar e cozinhar! Veja como minimizar a perda de nutrientes dos alimentos ao prepará-los - PxHere

Muitos alimentos perdem seus nutrientes quando são preparados. Por uma questão de costume, acabamos muitas vezes não pensando nisso enquanto estamos na cozinha.

Porém, prestar atenção na maneira como suas frutas, legumes e carnes são feitos pode auxiliar, e muito, a manter a maior parte dos nutrientes nos alimentos e, consequentemente, nas refeições.

Baseados na lista publicada no portal VivaBem pela colaboradora da página Sibele Oliveira, explicamos qual a maneira correta de lidar com seus alimentos na cozinha para que assim possamos tornar nossos pratos cada vez mais saudáveis e nutritivos. Confira:

AO LAVAR

É praticamente inevitável não perder parte dos nutrientes ao lavar os alimentos. Porém, para que não haja uma perda excessiva, evite uma lavagem lenta e prefira fazer isso antes de descascar todos os seus alimentos. Outra dica importante é não usar bicarbonato de sódio para deixar suas frutas e legumes com um tom verde mais vivo. Por ser alcalino, o bicarbonato destruirá as vitaminas desses alimentos.

AO DESCASCAR E CORTAR

Os alimentos descascados e cortados passam por um processo gradual de oxidação. Isso é mais visível em alimentos como maçãs e bananas. Por isso, o ideal é cortar e comer imediatamente. Picar os alimentos em pedaços muito pequenos também não é uma boa opção, pois, neste caso, você aumenta a superfície de contato e facilita a oxidação do fruto ou legume. Por último, evite guardar esses alimentos depois de descascados e cortados. Caso isso ocorra, coloque-os em sacos plásticos antes de levá-los à geladeira.

AO COZINHAR

Nutrientes como vitaminas e minerais são solúveis em água, por isso, evite sempre cozinhar com água em abundância (isso evitará a dispersão desses compostos). O ideal é cozinhas seus alimentos no vapor, técnica comum na cozinha japonesa. Se você não tiver prática ou os utensílios para isso, encha apenas o fundo da panela com água, o suficiente para não queimar seus alimentos. Quanto menor o tempo no fogo e a quantidade de água, melhor.

AO ASSAR E AO GRELHAR

Altas temperaturas durante esse processo podem acabar com os nutrientes dos seus alimentos, assim como durante o cozimento. Quanto maior o tempo e mais alta a temperatura usada no preparo, maiores serão as perdas. Nestes preparos, o ideal é que você mantenha as cascas e as folhas externas dos frutos e legumes, pois são estes os que detém a maior parte dos nutrientes.

AO AQUECER NO MICRO-ONDAS

O forno de micro-ondas pode ser um grande amigo na cozinha, mesmo para o preparo de alguns alimentos, não apenas para o aquecimento dos pratos. Uma vez que cozinha de maneira rápida sem utilizar altas temperaturas, como o fogo, o micro-ondas acaba sendo um meio eficiente em relação à preservação dos nutrientes nos alimentos. Porém, devemos lembrar que não é um processo 'natural', uma vez que ele usa radiação.

Último acesso: 01 Dec 2020 - 12:28:43 (1042953).