Publicidade

Máscara caseira: especialista ensina protocolo de higienização correta das máscaras de pano

Consultora de higiene ensinou passo-a-passo para a lavagem correta das máscaras de pano

Especialista em higiene ensina forma correta de lavar as máscaras de pano – Pixabay

Assim como a higiene das mãos, mais do que nunca, é importante manter a limpeza adequada dos objetos utilizados no dia a dia principalmente quando há um vírus com alto poder de disseminação circulando. 

Publicidade

Por falta de máscaras descartáveis, o Ministério da Saúde orientou os brasileiros a produzirem suas próprias máscaras de tecido, no entanto, algumas dúvidas surgiram em relação à higiene correta deste utensílio. 

Para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, antes de reutilizar estas máscaras, é fundamental seguir o protocolo de lavagem orientado por especialistas.  

Elaine de Araújo, consultora de higiene e especialista em saúde,  orientou durante entrevista à Record TV, a maneira correta de limpar as máscaras de pano e destacou o princípio básico deste processo: “Antes de tocar a máscara, vamos higienizar as mãos corretamente, com água e sabão“. 

COMO LAVAR

Publicidade
  • Mergulhe a máscara de tecido em um recipiente com água e sabão em pó e esfregue o tecido por alguns minutos;
  • Lave a máscara em água corrente para retirar o resíduo deixado pelo sabão;
  • Prepare uma solução com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária.  “É importante que a gente meça, porque água sanitária é um produto químico”, destacou;
  • Deixe a máscara imersa na mistura por 10 minutos;
  • Enxágue novamente a máscara em água corrente e pendure;
  • Aguarde a secagem total da máscara e passe um ferro quente para a esterilização completa do material. Elaine também destacou que é importante verificar o tipo de material da máscara, porque dependendo do tecido, caso não tenha resistência, ela pode ficar danificada por conta do ferro quente e da água sanitária.