Publicidade
Estudo afirma que limite de idade do ser-humano é até 130 anos – Unsplash/ Matteo Vistocco

Embora as chances de passar dos 100 anos de idade sejam pequenas, um estudo recente afirmou que o ser humano consegue viver até os 130 anos. 

Publicidade

É o que uma pesquisa científica realizada na suíça constatou depois de analisar probabilidades com base em dados de pessoas com mais de 10 décadas de vida. 

O estudo, publicado no Royal Society Open Science, considerou informações de mais de 1.100 mil idosos com mais de cem anos de 13 nacionalidades contidas na base de dados International Longevity Database. 

+++ Segredo da longevidade: por que os japoneses envelhecem bem e vivem tanto?

Os pesquisadores chegaram a conclusão de que humanos suportam viver no máximo até os 130 anos, no entanto, a probabilidade de conseguir chegar nesta idade é rara. “A partir dos 110 anos, a probabilidade de viver mais um ano se assemelha ao ato de jogar uma moeda para o alto”, destacou o lídero do estudo, Anthony Davison

Publicidade

Não é impossível, mas improvável

A frase acima foi dita por Davison, que completou dizendo que a “análise se baseia em pessoas que já alcançaram a façanha de ultrapassar os 100 anos. Mesmo com 110, as chances de chegar a 130 são uma em um milhão”. 

+++ Livro responde questões da Ciência que você sempre quis saber: ‘Por que as estrelas brilham?’; ‘Qual tamanho da Lua?’; entre outras

Publicidade

“Se houvesse um limite abaixo dos 130 anos, teríamos sido capazes de detectá-lo com os dados disponíveis até agora”, explicou Davison, que também é professor do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne. 

 

Publicidade