Publicidade

Nutricionista lista 10 alimentos que precisam ser substituídos do seu cardápio urgentemente

A nutricionista falou em um vídeo para seu canal no YouTube quais alimentos podem substituir os ultraprocessados

A nutri Thaisa Leal, sucesso na internet, listou 10 alimentos ultraprocessados que precisam sair da sua dieta – Instagram/ @thaisaleal

A nutricionista Thaísa Leal compartilhou com seus inscritos um vídeo desmascarando alguns alimentos que têm a reputação de saudáveis, mas não fazem tão bem ao organismo quando imaginam. Ela ainda sugeriu opções saudáveis que pode substituir estes alimentos. 

Publicidade

Saiba quais são estes alimentos:

1. Açúcar ou adoçantes artificiais
A nutricionista recomenda que seus pacientes tentem se acostumar com o sabor natural dos alimentos e evite adoçar chás, cafés ou sucos. Também é possível adoçar receitas com o doce das próprias frutas como tâmaras, uva-passa ou bananas maduras. No caso de receitas de sobremesas, prefira usar adoçantes naturais como stevia ou xilitol. 

2. Pães
A gente não precisa parar de comer pão para sempre”, destacou Thaisa. Ela orientou que deve-se variar o cardápio já que o pão é um clássico na dieta do brasileiro, por isso, é interessante substituí-lo por panquecas, tapiocas, crepiocas e outras receitas. 

3. Mate Pronto
A nutricionista orienta que seus pacientes preparem seu próprio mate natural e evite comprar os prontos de supermercado. “Tente não adoçar!”, destacou. Ela ainda sugeriu utilizar canela como adoçante natural. 

Publicidade

4. Achocolatado
Achocolatados possuem muita quantidade de açúcar em sua composição e mesmo as opções light levam açúcar em excesso. Thaisa recomendou preparações com cacau em pó com adoçantes naturais.

5. Margarina
Thaisa destacou que margarina é basicamente gordura hidrogenada e sugeriu as seguintes substituições: para cozinhar, prefira o azeite de oliva ou a manteiga de coco; no pão prefira passar pastinhas como caponata de berinjela, húmus, pasta de castanha, ricota, entre outras opções. 

6. Refrigerante Zero
A nutricionista orientou que não é recomendável consumir refrigerantes, até mesmo os “açúcar zero”. Ela recomenda substituições como águas aromatizadas com frutas, água com gás e limão ou sucos naturais. 

Publicidade

7. Peito de Peru
Thaisa orientou que o peito de peru não é uma opção saudável e comparou o alimento com o presunto, no entanto, o feito com peru leva uma menor quantidade de gordura. Segundo a nutri, o peito de peru leva muitos conservantes, sódio e corante cochonilha – um corante retirado do interior de insetos. 

8. Suco de Caixinha
Prefira os sucos naturais, água de coco ou água com gás aromatizada. Segundo Thaisa, os sucos de supermercado são ultraprocessados e levam muito açúcar. 

9. Granola
“O intuito da granola é ser um aporte de nutrientes, no entanto, a maioria das granolas comercializadas hoje são aportes de açúcar e aveia apenas”, destacou Thaisa. Ela recomenda que seus pacientes preparem a própria granola utilizando sementes, oleaginosas, aveia, linhaça e flocos de arroz. 

Publicidade

10. Barrinha de cereais
Segundo a nutricionista, as barrinhas de cereais não dão saciedade e não são tão saudáveis quanto as pessoas imaginam. Muitas delas levam grande quantidade de açúcar e pouquíssima quantidade de nutrientes, sem contar os conservantes e aromatizantes.