Publicidade

Nutróloga dá dicas para quem quer manter uma alimentação saudável durante festas de fim de ano

Muitas vezes é difícil resistir aos excessos, mas com algumas dicas é possível ficar saciado sem peso na consciência

Nutróloga dá dicas para quem quer manter uma alimentação saudável durante festas de fim de ano – Freepik / @timolina

O final de ano é uma temporada de comidas gostosas, bebidas e excessos nas festas de Natal e Ano Novo. Embora os alimentos para ocasiões especiais possam representar um bom momento no convívio social e até adicionar variedade e prazer às dietas (com moderação), os excessos podem fazer o esforço de muito tempo ruir, resultando em alguns quilinhos a mais.

Publicidade

A médica nutróloga Dra. Marcella Garcez explica que a melhor maneira de emagrecer sem engordar novamente, durante esse período, é fazer uma reeducação alimentar na medida certa. Assim, é possível comer de tudo, mas sem excessos. A especialista dá algumas dicas para passar pelas festas de fim de ano de maneira mais saudável e sem peso na consciência. Confira!

Nutróloga dá dicas para quem quer manter uma alimentação saudável durante festas de fim de ano

Planeje suas bebidas
Além das calorias, o álcool contém açúcar e algumas bebidas contam também com sódio – que, em excesso, dificulta a circulação sanguínea. “Independente do teor alcoólico e do processo de produção, se são fermentadas ou destiladas, as bebidas mexem com o organismo e o fígado de tal forma que desregula o sono, aumenta a vontade de alimentos mais gordurosos e também causa desidratação”, diz a Dra. Marcella.

+++ Não estourou! Bebê nasce dentro de bolsa e vídeo viraliza na internet; veja mais

Tente estabelecer um limite de álcool antes de chegar a uma festa ou evento social. Uma boa estratégia é alternar álcool com água. Para manter sua ingestão de açúcar baixa, troque as bebidas açucaradas por sucos naturais.

Publicidade

Coma antes da festa
Invista na sua alimentação saudável antes da festa, pois pode ser um erro chegar com fome em um banquete, pois fica mais difícil resistir à tentação. “A opção ideal é fazer uma refeição saudável de antemão. Procure comer bastante salada ou legumes, algumas proteínas magras (carne, frango ou peixe) e uma pequena porção de carboidratos integrais. As proteínas da dieta nos deixam mais satisfeitos por mais tempo”, diz a médica.

Tenha uma estratégia de prato
É difícil acompanhar o quanto você comeu enquanto desfruta de petiscos. As melhores opções são os palitos de legumes em vez dos biscoitos e prefira molhos a base de vegetais. Se você gosta de queijo, concentre-se na qualidade e não na quantidade e corte conscientemente fatias finas. Mas coma com moderação.

“Escolha legumes ou saladas cozidas no vapor. Os vegetais contêm vitaminas essenciais, minerais, fitoquímicos, cargas de fibras para deixar o apetite saciado ao mesmo tempo em que oferece poucas calorias.” Outra boa opção são as oleaginosas, que oferecem grande quantidade de proteínas e ômegas, mas devem ser ingeridas com moderação.

Publicidade

+++ Peça iluminação para o Anjo da Guarda do seu signo do zodíaco; conheça seu protetor

Limite a quantidade de pratos
Não é necessário perder refeições deliciosas ao comer em uma festa. Uma maneira simples de evitar a sobrecarga é limitar-se a um ou dois pratos, por exemplo: salada e prato principal, ou prato principal e sobremesa.

Concentre-se em proteínas magras e vegetais
Em vez de massas ricas em carboidratos simples e pratos à base de arroz, selecione as refeições principais que incluem alimentos com proteínas magras e saladas ou legumes. Para evitar gorduras prejudiciais à saúde, é melhor não ingerir frituras em geral e gorduras visíveis das carnes.

Publicidade

Conheça sua fraqueza!
A maioria de nós tem uma queda por algo doce ou salgado. Admitir isso é importante! “Qualquer que seja sua fraqueza, é necessário entender que não pode haver um excesso. Limite a saborear o alimento em vez de comer grandes quantidades”, diz a Dra. Marcella.

Evite os alimentos ultraprocessados
Salgadinhos empacotados, refrigerantes, carnes processadas que contêm poucos nutrientes e muitos conservantes… A alta ingestão desses alimentos está relacionada ao risco elevado de disfunções metabólicas e alguns tipos de câncer. Nas festas, troque os alimentos ultraprocessados por opções mais naturais.

De olho na sobremesa
Se você gosta de sobremesa, ofereça para compartilhar com alguém, reduza as quantidades e procure opções à base de frutas. “Opte por doces que contenham comida de verdade, como as frutas, e evite os mais processados com leite condensado, doce de leite e calorias vazias”, alerta a médica. “O consumo excessivo desses alimentos ricos em açúcares que pode levar a doenças metabólicas como obesidade e diabetes, ainda agravar os riscos de doenças cardiovasculares, inflamatórias, degenerativas e até neoplásicas.”

Publicidade

Por fim, a médica reforça que quem não conseguir seguir essas estratégias, pelo menos deve pensar em limitar a quantidade consumida das comidas que mais gosta. “Isso já ajuda a reduzir os riscos à saúde”, finaliza.


Sobre a Dra. Marcella Garcez:

Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.