Publicidade

Pa-pum! Aprenda a cair no sono em um instante com a técnica de respiração 4-7-8

Conheça o método de respiração que promete ajudar a pegar no sono mais rápido

Aprenda a cair no sono em um instante com a técnica de respiração 4-7-8
Aprenda a cair no sono em um instante com a técnica de respiração 4-7-8 – Freepik

Deitar na cama e dormir nos minutos seguintes pode ser rotineiro para algumas pessoas, no entanto, há muitas que se queixam de insônia e não conseguem, de jeito nenhum, pegar no sono rápido. Elas vão para a cama, mas permanecem inquietas e acordadas sem conseguir pregar os olhos durante horas.

Publicidade

Problemas com insônia podem estar relacionado a inúmeros fatores como o uso de aparelhos celulares antes de dormir, ingerir comidas não indicadas, cochilar por longas horas a tarde ou ter hábitos não saudáveis. Fato é que a insônia é muito incômoda e influencia no humor e na disposição no dia seguinte — não é à toa que tantas pessoas procuram tratamento para este problema.

Muitas técnicas de respiração podem ajudar o corpo a entrar em um estado de relaxamento que estimula a produção da melatonina (o hormônio do sono). Dentre as técnicas mais populares que prometem fazer o indivíduo cair no sono em pouquíssimos minutos está o método 4-7-8.

O médico norte-americano Dr. Andrew Weil, conhecido por apoiar a medicina alternativa, desenvolveu essa técnica como uma variação do pranayama, uma antiga técnica iogue que ajuda as pessoas a relaxar enquanto repõe o oxigênio no corpo. Esse padrão respiratório visa reduzir a ansiedade ou ajudar as pessoas a dormir. Alguns adeptos afirmam que o método ajuda as pessoas a dormirem em 1 minuto.

Como funciona a técnica 4-7-8?

A técnica de respiração 4-7-8 é muito simples envolve inspirar por 4 segundos, prender a respiração por 7 segundos e expirar por 8 segundos. Para potencializar ainda mais os resultados com este método de respiração, o médico orienta que a pessoa se concentre em inspirar e expirar de forma longa e profunda, de forma ritmada.

Publicidade