Publicidade

Pai de jovem autista, Marcos Mion celebra inclusão do transtorno no Censo 2022

O apresentador Marcos Mion, pai do jovem Romeo, celebrou em vídeo a inclusão de uma pergunta sobre o autismo no Censo de 2022

Pai de jovem autista, Marcos Mion celebra inclusão do transtorno no Censo 2022 – Reprodução / Instagram / @marcosmion

O apresentador Marcos Mion usou suas redes sociais para celebrar uma vitória gigantesca para a comunidade autista: a inclusão de uma pergunta no Censo 2022 sobre o transtorno em questão. Você que acompanha a vida do global deve saber que Marcos e sua companheira Suzana Gullo são pais de Romeo, de 16 anos, jovem autista.

Publicidade

Marcos Mion celebra inclusão do autismo no Censo 2022

Em seu perfil oficial no Instagram, Marcos Mion, que conta com mais de 16 milhões de seguidores, compartilhou um vídeo não apenas comemorando a conquista, mas explicando aos que o acompanham a importância da inclusão de uma pergunta sobre o autismo no Censo de 2022.

+++ Pela primeira vez, Victoria’s Secret contrata modelo com Síndrome de Down

“Senhoras e senhores, hoje é dia de comemorar. O instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, oficialmente incluiu uma pergunta sobre autismo na próxima pesquisa do Censo que vai, sim, ser realizada ainda este ano. Mas essa alegria toda por causa de uma única pergunta? Não é uma simples pergunta. Antes, é muito importante a gente lembrar que o Censo é uma grande e importante pesquisa realizada a cada 10 anos. O resultado dela é um raio-x do Brasil. Mostra o tamanho da população, como são essas pessoas, onde elas vivem, e, principalmente, em que situação vivem”, começou.

Marcos ainda disse: “Houve uma movimentação enorme da comunidade autista pedindo que as informações sobre pessoas com autismo finalmente entrassem nessa próxima pesquisa. Afinal de contas, atualmente a gente não sabe nem a quantidade de autistas que existem no Brasil. Tem uma estimativa de 2 milhões, mas é um dado emprestado dos Estados Unidos. Olha que vergonha. Já estava mais que na hora de entender melhor o perfil do Brasil em relação ao autismo.”

Publicidade

+++ Em Petrópolis, policial se veste de Capitão América e entrega brinquedos para crianças desabrigadas

Por fim, Mion especificou que a pergunta que será feita durante a apuração dos dados do Censo em relação ao transtorno seria: ‘Você já foi diagnosticado ou diagnosticada com autismo por algum profissional da saúde?’ A pergunta faz parte do chamado questionário da amostra — aproximadamente, 11% das famílias abordaras responderão esta pergunta.

Assista ao vídeo publicado por Marcos Mion abaixo:

Publicidade

Publicidade