Publicidade

Probióticos naturais e industrializados: há diferença? Qual a melhor indicação? Nutróloga explica

Médica nutróloga esclarece sobre a ação dos probióticos e a diferença entre aqueles considerados “naturais” e os industrializados

Probióticos naturais e industrializados: há diferença? – Freepik / @ededchechine

Os probióticos estão em várias pesquisas, trabalhos científicos e são apontados como estratégias alimentares para melhorar a imunidade e controlar a inflamação do corpo. Eles ajudam, também, a tratar várias doenças psicológicas.

Publicidade

“Nos últimos anos, muitas pesquisas relataram a importância da microbiota para a saúde humana e os impactos dos probióticos na manutenção do equilíbrio e funções da microbiota, demonstrando que, sim, quando bem indicadas, essas bactérias realmente funcionam”, afirma a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez. A especialista detalhou mais sobre a atuação dessas bactérias e ainda explicou as diferenças entre aquelas ‘naturais’ e as industrializadas. Confira! 

Probióticos naturais e industrializados: há diferença? Qual a melhor indicação?

Qual o papel deles na imunidade como um todo?

Segundo a Dra. Marcella, a microbiata se localiza em diversas superfícies, porém, a maior concentração de microrganismos é no intestino. “Temos um tecido linfoide associado à parede do intestino, responsável por boa parte das respostas imunológicas do organismo, e essas respostas do sistema imune são diretamente impactadas pelo equilíbrio e metabolismo do intestinal.”

+++ Aceite as mudanças! 5 passos para RECOMEÇAR em alta de 2022

Publicidade

O que são probióticos naturais, onde são encontrados e quais suas indicações?

Aqueles alimentos funcionais fermentados ou enriquecidos com colônias de bactéricas benéficas são os probióticos naturais, podendo ter propriedades nutracêuticas pela presença dos microorganismos. “Entre eles, podemos citar alguns iogurtes e coalhadas caseiras, queijos, kombuchá, vegetais fermentados como chucrute, picles e kimchi, kefir de água ou leite, fermentados à base de soja como miso, natto e tempeh”, explica a nutróloga.

“Eles são indicados para consumo frequente, incluídos no hábito alimentar, pois além dos nutrientes presentes, esses alimentos contêm leveduras e bactérias boas que ajudam na manutenção da saúde, contribuindo para o equilíbrio da microbiota e o processo digestivo.”

Publicidade

O que são probióticos industrializados e quais suas indicações?

“Os probióticos industrializados podem ser alimentos modificados industrialmente para se tornarem funcionais ou suplementos alimentares para serem consumidos por suas especificidades. A grande diferença desses produtos para os naturais é que sabemos exatamente quais as espécies de microrganismos presentes e a quantidade de colônias contidas neles”, esclarece a Dra. Marcella. 

A especialista diz que estudos demonstram que esses probióticos estão sendo usados cada vez mais na terapia complementar para tratar disfunções imunológicas, doenças de pele, doenças metabólicas e distúrbios psiquiátricos. 

Publicidade

+++ As 7 receitas mais procuradas na internet em 2021! Você buscou por alguma delas?

Quais são os melhores?

Mas, afinal, entre os dois, há uma indicação de qual usar? A nutróloga explica: “Os alimentos industrializados enriquecidos com probióticos específicos e funcionais têm suas indicações e a composição nos rótulos dos produtos, e essas informações devem ser consideradas no momento da compra, pois elas orientam escolhas acertadas. Os melhores probióticos suplementares são aqueles que têm ação descrita, na literatura científica, para aquela queixa ou objetivo, de quem o consome. Alguns deles são de exclusiva prescrição médica, em virtude da composição e concentração.”

Publicidade

Os naturais e os industrializados possuem contraindicações?

A Dra. Marcela ainda alerta sobre o risco de os naturais artesanais terem microrganismos patogênicos. Por isso a importância de descartar o produto ao menor sinal de contaminação.

“Os alimentos probióticos industrializados geralmente são muito seguros e praticamente sem contraindicações, desde que bem conservados e dentro do prazo de validade. Os probióticos suplementares podem ser contraindicados aos pacientes graves ou críticos. Probióticos com muitas cepas ou grandes quantidades de colônias podem ter efeitos colaterais e contraindicações, deste modo devem ser utilizados com acompanhamento médico.”

+++ Conheça religioso indiano que está há mais de 45 anos com o braço erguido

Ambos precisam de indicação médica ou, no caso dos naturais, é possível inseri-los em um plano alimentar de rotina?

“Os que idealmente deveriam ser consumidos após prescrição médica são os suplementos de probióticos, por suas especificidades e riscos de efeitos colaterais. Já os alimentos probióticos naturais e industrializados, podem ser consumidos dentro de um plano alimentar”, finaliza.


Sobre a Dra. Marcella Garcez:

Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.