bem-estar   / Sintomas de paixão

Sintomas de paixão: 6 sinais físicos que o seu corpo dá quando está apaixonado

Saiba o que acontece com o corpo humano quando nos apaixonamos

Bons Fluidos Publicado quarta 9 junho, 2021

Saiba o que acontece com o corpo humano quando nos apaixonamos
Saiba o que acontece com o nosso corpo quando nos apaixonamos - Pexels

A frase "borboletas no estômago" é clichê mas resume bem um dos sintomas mais comuns que sentimos quando nos apaixonamos por outra pessoa. Apaixonar-se não trata-se apenas de um sentimento abstrato, mas também um fenômeno fisiológico. Isso porquê o corpo humano experimenta diversas sensações físicas que mexem tanto com o nosso emocional quanto com as sensações físicas. 

Diversas partes do corpo humano manifesta sintomas, no entanto, o cérebro é a parte que mais sofre alterações quando estamos nos apegando emocionalmente a uma outra pessoa. Pesquisadores costumam fazer uma associação entre os sintomas de paixão com o comportamento apresentado por viciados em drogas, que costumam apresentar mudanças de humor repentinas, euforia, aumento da energia, insônia entre outras sensações. 

+ VEJA TAMBÉM: Sofre com inchaço e varizes nas pernas? Médico ensina como evitar estes desconfortos e lista tratamentos

Veja 6 sintomas físicos que indicam que você está apaixonado:

Pupilas Dilatadas

Quando você se sente atraído por alguém e pensa ou vê essa pessoa há uma estimulação no ramo simpático do seu sistema nervoso, que faz com que seus olhos dilatem.

Falta de apetite e náusea

A náusea pode ser provocada pelo hormônio do estresse, o cortisol, ele contrai os vasos sanguíneos do estômago, fazendo você se sentir mal. Este sintoma é frequente especialmente no início dos relacionamentos e costuma desaparecer com o tempo conforme você se torna mais confortável com seu namorado ou namorada.

Voz mais alta

De acordo com um estudo publicado em 2011 no Journal of Evolutionary Psychology, pesquisadores descobriram que quando as mulheres falavam com os homens por quem se sentiam mais atraídas fisicamente, sua voz tendia a ficar mais alta e mais feminina.

+ VEJA TAMBÉM: Boa ação! Dois dias após o casamento, esposa faz doação de rim para ex-mulher de seu marido; conheça a história

Tolerância à dor física

Você já viu pessoas que se arriscam para salvar outras a sangue-frio? Os hormônios liberados no sistema nervoso quando estamos apaixonados, como a adrenalina e a oxitocina, podem provocar em nós a sensação de extrema coragem e aumentar a tolerância à dor física.

Hormônios descontrolados

De acordo com um estudo de 2004 publicado na Psychoneuroendocrinology, o cortisol (o hormônio do estresse) aumenta em homens e mulheres. 

Coração acelerado

De acordo com a American Heart Association, a "cardiomiopatia induzida por estresse" pode atingir pessoas que se sentem eufóricas no período da paixão. Os sintomas costumam imitar os de um ataque cardíaco e incluem falta de ar, batimento cardíaco irregular e dor no peito.

Último acesso: 05 Dec 2021 - 15:04:25 (1045110).