Publicidade

Soc. Bras. de Geriatria e Gerontologia mostra opinião positiva quanto a terceira dose da vacina para idosos em SP

Esta semana, o Governo de São Paulo anunciou o dia 6 de setembro como data de início da vacinação da terceira dose para idosos; saiba mais

Soc. Bras. de Geriatria e Gerontologia mostra opinião positiva quanto a terceira dose da vacina para idosos em SP – Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

O Governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira, 25, que a partir do dia 6 de setembro, idosos com 60 anos ou mais poderão receber a terceira dose da vacina contra a covid-19 desde que tenham recebido a segunda dose em um intervalo de seis meses.

Publicidade

Com o passar dos anos, ocorre uma perda da eficiência imune no corpo do idoso e no caso da covid-19, os estudos mostram que uma terceira dose, e possivelmente doses subsequentes, serão necessárias para ativar de forma mais eficaz o sistema imune dessa população.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) esclarece os principais pontos das pesquisas referentes aos dados de segurança das vacinas e de acordo com o Ministério da Saúde, a Sociedade apoia a revacinação dos idosos que é baseada no princípio de que o indivíduo de mais idade tem uma resposta imune pior pelo envelhecimento, e uma duração mais curta da proteção. Consequentemente, a vacinação desses indivíduos ou a dose de reforço deve ser oferecida independentemente da vacina que ele tomar.

Para ler a matéria completa, CLIQUE AQUI e acesse ao site da revista Viva Saúde, parceira da Bons Fluidos.

Publicidade