Publicidade

Xô, rinite! Otorrino dá dicas simples para manter seu nariz saudável no verão

O otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam deu algumas dicas simples que devemos seguir no período mais quente do ano para manter a saúde nasal em dia

Otorrino dá dicas simples para manter seu nariz saudável no verão – Foto de Alexandr Podvalny no Pexels

Os problemas nasais são geralmente associados ao clima frio. No verão, porém, nós também devemos nos preocupar em cuidar do nariz, evitando crises de rinite e sinusite — quem sobre desse mal sabe a importância de manter a região do nariz e garganta sempre saudáveis.

Publicidade

Para a Bons Fluidos, o médico otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam deu algumas dicas simples que devemos seguir no período mais quente do ano. Começando pelo consumo em excesso de alimentos gelados, como o sorvete ou bebidas com muito gelo, por exemplo. Segundo o especialista, este costume  pode prejudicar o seu nariz ocasionando coriza, espirros, catarro amarelado ou, até mesmo, entupindo-o.

Dicas para para manter seu nariz saudável no verão

Use sempre soro fisiológico para umedecer e limpar o nariz. Faça lavagens nasais com soro fisiológico usando um frasco de lavagem nasal, pois isso proporciona uma limpeza com alto volume e baixa pressão. É o mais indicado atualmente na medicina e o melhor recurso atual. Inalações somente com soro fisiológico também são muito bem-vindas.

+++ Existe uma maneira correta de higienizar e guardar sua escova dental? Dentista explica

Jamal também indica que, se você estiver com catarro, por exemplo, que tome muito líquido para que ele não fique extremamente grosso. Assoar o nariz fortemente enquanto ele está entupido, pois, isso pode gerar otites.

Publicidade

Atenção com o ar condicionado!

O ar condicionado é visto como um aliado durante o verão, mas a exposição em excesso pode ressecar ou entupir seu nariz, gerar crises de rinite e sinusite, causar dores de garganta, tosse e atacar, ou causar asma.

+++ Diretor-geral da OMS diz que 2022 pode marcar o fim da pandemia

Publicidade

Ao ligar o ar condicionado, inicie em uma temperatura não muito baixa, como, por exemplo, 24 graus, e diminua progressivamente 1 graus a cada 5 minutos, chegando ao mínimo de 21 graus. Em seu carro mantenha o filtro do ar condicionado sempre em dia.

Não entre e saia constantemente de ambientes com ar condicionado, especialmente se estiver muito calor. Esta prática pode gerar inflamações e infecções.

Publicidade