Sentimento x emoção: saber diferenciar os dois pode promover o seu SUCESSO na vida; entenda a relação
Na coluna desta semana, Charles Bueno também ensinou uma técnica poderosa para eliminar medos, traumas, mágoas e emoções reprimidas

Na coluna desta semana, Charles Bueno também ensinou uma técnica poderosa para eliminar medos, traumas, mágoas e emoções reprimidas
O que vivenciamos ao longo da vida fica em nossas mentes, muitas vezes, de forma inconsciente e acaba afetando o nosso comportamento sem que tenhamos noção disso.
Mas, para entender por que e como isso acontece, é interessante entendermos o que são as emoções e como elas se diferenciam dos sentimentos.
EMOÇÕES X SENTIMENTOS
Emoção é uma reação do cérebro a um estímulo ambiental, como surpresa, alegria, raiva e pânico.
Sentimento é algo mais profundo e está relacionado a uma experiência emocional, como amor, felicidade, ódio e inveja.
O sentimento deriva da emoção. Quando somos expostos a uma emoção, nosso cérebro libera substâncias variadas que também mexem conosco fisicamente.
+++ O poder das palavras: 57 frases positivas para você repetir, mudar seu padrão mental e VIVER BEM
Quer um exemplo que certamente você vai se identificar?
Quantas vezes não ficou nervoso diante de algo novo — uma entrevista de emprego, um primeiro encontro — e, com isso, transpirou, tremeu, ficou com a boca seca?
Esse é um exemplo de emoção que é desencadeado por um “evento ambiental”. E, depois, o alívio sentido por ir bem nesta entrevista, a felicidade pelo encontro são sentimentos que surgem da primeira emoção vivenciada.
O sentimento é algo mais intenso e que não pode ser facilmente modificado.
E O QUE ISSO TUDO TEM A VER COM A EMPATIA?
A forma como as emoções e sentimentos atingem as pessoas é único. Cada um vai reagir a um mesmo evento de formas totalmente distintas — e tudo bem! Só que é por isso também que temos que ter empatia pela dor do outro e jamais subestimá-la ou ignorá-la.
E como as emoções afetam o nosso subconsciente e podem afetar o nosso sucesso?
Precisamos entender como as emoções estão divididas:
Primárias: são aquelas que todos conseguem perceber ao redor, como alegria e tristeza.
Secundárias: nem sempre perceptíveis, como timidez, vergonha ou culpa.
De fundo: causam mal-estar e nem sempre são notadas por outras pessoas, como a própria calma ou até mesmo a angústia.
+++ Como alcançar o fortalecimento mental necessário para conquistar seus maiores desejos
As situações vividas podem despertar emoções e ficar dentro do inconsciente por muito tempo, afetando nosso comportamento.
Já reparou também como tem muita gente que acaba repetindo, na vida adulta, os comportamentos e erros dos pais? Isso ocorre porque as emoções que eles viveram na infância e as experiências vividas com os pais deixaram marcas em seus inconscientes, de modo que eles achem que tal comportamento seja correto e seja repetido, mesmo que não seja percebido.
Os sentimentos são derivados das emoções no fundo da mente e, por isso, podem ser escondidos do mundo. O que acontece é que há situações gatilho para que os sentimentos venham à tona.
Saber diferenciar emoção de sentimento é importante para o autoconhecimento e para identificar os entraves que podem atrapalhar o próprio sucesso. Isso é algo bastante pessoal, mas, entenda que emoções e sentimentos podem mudar nossas vidas.
Vamos começar eliminando aqueles que não te fazem bem?
Técnica ‘Caixinha de Emoções’
Essa é uma técnica para eliminar medos, traumas, mágoas e emoções reprimidas.
Imagine-se no alto de uma montanha, em um vale maravilhoso à beira de um precipício. Pegue uma caixinha que está no chão, abra e deposite ali toda a energia e sentimentos negativos que estejam te incomodando. Imagine a cor dessa energia negativa sendo depositada dentro da caixinha.
Quando sentir que colocou tudo ali dentro, acene com a cabeça, feche a caixinha e atire-a com força para o precipício. A caixinha some no meio do nada e agora você está livre, renovado e leve.
Até ler esse texto você já tinha se dado conta da importância da hipnose? Já tinha parado para pensar que a prática precisa ser desmistificada? Pois é! É por isso que nosso mais novo colunista, Charles Bueno, chegou! Vamos conversar semanalmente sobre hipnose e todos os seus benefícios para a saúde mental e física!
Instagram: @charlesbuenohipnologo
www.masteremhipnoseclinica.com.br