Publicidade

Brasil autoriza concessão de visto temporário e residência para refugiados afegãos

Medida deve ajudar refugiados afegãos priorizando crianças, idosos, magistrados e pessoas com deficiência

Brasil concederá visto para refugiados afegãos – Getty Images/ Anna Moneymaker

O Brasil oferecerá ajuda humanitária para afegãos que decidirem se refugiar no país e concederá vistos temporários e de residência para acolher os cidadãos afetados pela instabilidade política e humanitária no Afeganistão.

Publicidade

No final de agosto o mundo voltou seus olhos para a situação de cidadãos afegãos desesperados para sair do país depois da tomada do talibã em Cabul, capital do Afeganistão, após os Estados Unidos retirarem suas tropas do país depois de 20 anos de conflito.

+++ Mulher afegã dá à luz durante voo que levava refugiados para o Reino Unido; assista ao vídeo

Para contribuir com a situação emergente no país, o governo brasileiro assinou uma portaria interministerial que regulamenta a concessão do visto temporário e a autorização de residência para dar asilo aos apátridas afegãos. 

Baseada na lei n° 13.445, de 24 de maio de 2017, que estipula políticas migratórias no Brasil, a medida estabelece que cidadãos afegãos poderão fazer solicitações de acolhimento humanitário. 

Publicidade

+++ Jogos Paralímpicos de Tóquio abre com homenagem ao Afeganistão e tem paz e inclusão como temas; veja imagens

O governo brasileiro também estabelece que a concessão de visto humanitário irá priorizar mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e seus grupos familiares.

Publicidade