Publicidade

Brincar sozinho estimula a criatividade e a imaginação das crianças

É importante momentos de diversão entre pais e filhos, mas é essencial dar espaço para a criança brincar sozinha para o seu desenvolvimento social e afetivo

Porquê deixar a criança brincar sozinha é importante? – Pexels

Brincar é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e social de qualquer criança.

Publicidade

Brincar é imaginar um mundo com diversas estórias e personagens, como super-heróis, princesas, monstros e muito mais. E brincar sozinho é essencial para a evolução das crianças e os pais não devem se sentir culpados se não participarem das brincadeiras dos pequenos.

+++ VEJA MAIS: Conheça 8 livros perfeitos para ensinar valores às crianças

Neste período de isolamento, em que as crianças estão em casa por conta da COVID-19, os pais podem incentivar os filhos a brincarem sozinhos e a desenvolverem sua imaginação. “Reforço que o principal trabalho da criança é brincar. E um dos aspectos essenciais das brincadeiras é que elas estimulam a imaginação, isto é, constroem uma realidade, se inserem nela e vivem intensamente”, afirma o psicólogo da Clínica de Terapia Cognitiva AMI, Ary Maoski.

“No primeiro ano de vida, a criança faz brincadeiras sozinha explorando e manipulando objetos, propiciando o desenvolvimento dos seus órgãos sensoriais motores. Após esta etapa, a criança começa a construir coisas com objetos e brinquedos e começa a perceber que é capaz de interferir, criando coisas novas, seja na sua imaginação ou na realidade concreta”, explica o psicólogo. Maoski também ressalta que, conforme a criança amadurece, ela entra em um “mundo do faz de conta”, onde experimenta objetos, como “usar parte de um brinquedo para ‘fazer de conta’ que está penteando os cabelos ou está comendo algo com uma colher de brinquedo”.

Publicidade

Como os pais devem incentivar as crianças a brincarem sozinhas

É preciso frizar que estimular a brincadeira da criança não significa que os pais deverão largá-la em um canto, sem supervisão e sem companhia nenhuma. O acompanhamento dos pais é, sim, importante.

Caso o pequeno tenha alguma dificuldade em iniciar a brincadeira, os pais podem se envolver nas atividades iniciais e ir se distanciando aos poucos.

Publicidade

+++ VEJA MAIS: É preciso ensinar sobre responsabilidade! Especialista dá dicas para estimular a autonomia das crianças desde cedo

“Se a criança não tem vontade de brincar, se repete seguidas vezes, consideramos que seja adequado realizar acompanhamento e uma avaliação do que pode estar ocorrendo. Entender o momento pelo qual a criança está passando, reforçar os laços afetivos e estimular seu aprendizado é o nosso desafio como pais”, complementa Ary, psicólogo da Terapia AMI.

DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE

Publicidade

Para desenvolver a criatividade, o ideal é substituir brinquedos tecnológicos (vídeo games, tablet, TV) por objetos que podem ser usados de diferentes formas, como peças de montar. Outro ponto importante é criar um espaço para as brincadeiras, em um local seguro e com um adulto por perto, com brinquedos apropriados para a idade da criança, para que ela tenha autonomia e brinque de forma independente. É importante nunca interromper quando a criança estiver brincando sozinha, pois é neste momento que ela está imaginando, exercitando a criatividade, a autonomia e aperfeiçoando diversas habilidades, inclusive a de resolver problemas.

+++ VEJA MAIS: 5 maneiras de ensinar seu filho a ter paciência e esperar com calma pelas coisas

Principais benefícios do brincar sozinho

Publicidade

 De acordo com Ary Maoski, psicólogo da Terapia AMI, existem inúmeros benefícios das crianças brincarem sozinhas, entre os principais estão:

– Apoia o desenvolvimento das funções executivas, tais como planejamento, organização, controle, tomada de decisão, memória operacional, entre outros (importantes funções para a vida adulta);

– Fortalece a autoestima, pois a criança percebe que consegue realizar atividades por conta própria, dando um sentido de autonomia e independência;

– Ajuda a desenvolver a identidade pessoal;

– Aprende a lidar positivamente com a solidão;

– Incentiva a imaginação e a criatividade;

– Explora o ambiente a sua volta.