Publicidade
Elza Soares falece na mesma data em que Garrincha, seu ex-companheiro, 39 anos depois – Reprodução / BBC News Brasil

Faleceu hoje, quinta-feira, 20 de janeiro de 2022, a grande cantora e compositora brasileira Elza Soares, aos 91 anos, exatamente 39 anos após a morte de seu marido entre os anos de 1966 a 1982, ninguém menos que Mané Garrincha, falecido em 20 de janeiro de 1983.

Publicidade

Nascida no subúrbio do Rio de Janeiro em 23 de junho de 1930, Elza foi obrigada pelo pai a se casar com apenas 12 anos de idade com Lourdes Antônio Soares — daí o sobrenome famoso — após uma tentativa de abuso sexual com o mesmo. O pai de Elza acreditava que ela só teria sua imagem limpa como mulher se casasse com o homem que a violentou.

Relação entre Elza e Garrincha

Lourdes faleceu anos depois por tuberculose, deixando Elza viúva aos 21 anos. Onze anos depois, já decolando com sua carreira de cantora, a artista conhece o citado Garrincha, em 1962, tornando-se sua amante. Garrincha era casado com Nair Marques. O futebolista deixou sua esposa após um ano com Elza. Ambos mantiveram um namoro discreto por quatro anos, quando finalmente decidiram assumir a relação e morar juntos.

+++ Aos 15 anos, falece youtuber Adalia Rose, portadora da ”doença de Benjamin Button”

Grande parte dos fãs e imprensa, porém, não aceitaram a relação, acusando Elza de ser o motivo da separação entre Garrincha e Nair. Em decorrência, perseguições e vandalismos na residência em que moravam eram frequentes. A relação não foi conturbada somente para com a mídia, entre os dois o clima permanecia constantemente tenso.

Publicidade

Isso porque Garrincha era alcoólatra. Um dia, prometeu a Elza que se ela lhe desse um filho menino, ele pararia de beber. Assim, a cantora deu à luz a Manoel Francisco dos Santos Júnior, o Garrinchinha, mas o pai não cumpriu sua promessa e seguiu com a ingestão desenfreada do álcool.

Em 1982, se separaram. Mesmo assim, Elza não deixou de amá-lo, sentindo sua morte no ano seguinte e acudindo o filho pequeno, que não entendi a situação.

Sobre a morte de Elza

Como informou a assessoria e familiares da cantora, Elza faleceu em sua casa no Rio de Janeiro durante a tarde de hoje, mais especificamente às 15h45, em decorrência de causas naturais. “A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo.”, declarou a equipe da artista.

Publicidade