comportamento   / Comportamento animal

Nada de 7 vidas! Gatos têm 7 características de personalidade, afirma estudo

Pesquisa mostrou que gatos podem apresentar sete traços de personalidade

Bons Fluidos Publicado quinta 16 setembro, 2021

Pesquisa mostrou que gatos podem apresentar sete traços de personalidade
Entenda por que gatos têm 7 personalidades - Unsplash/ Kari Shea

Sabe aquele ditado popular que diz que gatos têm 7 vidas? Um estudo recente garante que eles têm, na verdade, 7 traços de personalidade. 

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Helsinque, na Finlândia, diz que gatos têm sete combinações de características que definem sua personalidade e como eles se comportam, sendo eles:

1. Diversão
2. Medo
3. Agressão com os humanos
4. Sociabilidade com os humanos
5. Sociabilidade com gatos
6. Problemas com a caixa de areia
7. Limpeza excessiva

+++ Seu cachorro é feliz? 10 sinais que indicam que o seu doguinho está alegre

O estudo defende que, assim como nós humanos, os gatos têm personalidades que diferenciam seus comportamentos. Eles acreditam na importância de entender estes animais partindo da ideia de que, dependendo da personalidade, cada gato têm necessidades ambientais diferentes para alcançar uma boa qualidade de vida. 

"Indivíduos ativos podem precisar de mais enriquecimento, como brincar, do que indivíduos menos ativos, e gatos medrosos podem se beneficiar de esconderijos extras e do estilo de vida pacífico dos proprietários. Os gatos são animais de estimação populares, mas sua personalidade foi pouco estudada", diz o estudo. 

+++ Cadela que teve roupa roubada no frio ganha novo casaco; assista ao vídeo

Como foi feito o estudo

Para chegar em tais resultados, os pesquisadores estudaram a personalidade e o comportamento dos gatos coletando um grande conjunto de dados de mais de 4300 gatos com um questionário online e avaliaram traços como: medo, atividade, agressão com humanos, sociabilidade com humanos, sociabilidade com gatos, higiene excessiva e problemas com a caixa de areia. As raças diferiam em todas as características e o questionário era confiável e válido.

"Nossos resultados indicam que questionários preenchidos pelo proprietário são fontes válidas de dados de comportamento e que alguns traços de personalidade são mais comuns em raças de gatos específicas. As diferenças de raça, entretanto, devem ser examinadas com modelos mais complexos, levando-se em consideração outros fatores, como a idade do gato", garantiu o estudo. 

 

 

 

Último acesso: 17 Jan 2022 - 19:12:31 (1045717).