Publicidade

Karma familiar existe? Saiba o que é, como reconhecer e como se livrar

Conheça os sinais que indicam a presença de karma familiar negativo e dicas para livrar-se dele

Saiba se você sofre com o Karma familiar negativo – Pexels

Karma, traduzido do sânscrito, significa “ação”, e é uma teoria usada em diversas correntes filosóficas e espirituais, como o Budismo, o Hinduísmo e o Espiritismo para explicar um fenômeno que traduz as consequências de uma ação do passado.

Publicidade

Além das consequências individuais das próprias ações, há também o Karma familiar, que, de acordo com as correntes esotéricas, está ligada as consequências das ações de ancestrais que passaram de geração em geração, como um fardo genético que passa de pai para filho. 

+ VEJA TAMBÉM: ‘Namastê’ significa muito mais do que você imagina; conheça sua origem e verdadeiro significado

Muitas pessoas costumam associar o Karma familiar a algo ruim, quando, na verdade ele não se restringe as consequências ruins e pode estar muito mais ligado as práticas boas que pais tiveram no passado e passaram para seus filhos. 

No entanto, nos casos negativos, pais que foram abusados, traumatizados e tiveram uma vida conturbada, mesmo sem querer, podem transmitir esses aspectos negativos para nossas vidas futuras. Ou seja, se formos seres espirituais saudáveis, se tivermos pais espiritualmente doentes, esses males também podem nos contaminar.

Publicidade

Como identificar que você vive o Karma familiar

Quando uma pessoa carrega um Karma mais pesado de familiares anteriores, alguns sintomas são os mais comuns, como: 

  • Adoecer de forma inexplicável constantemente; 
  • Você costuma reproduzir padrões comportamentais dos seus pais; 
  • Você sente como se estivesse carregando um peso espiritual nas costas; 
  • Sua mente está mais conectada com as questões do espiritualismo e você se sente melhor preparado para discutir vários assuntos que vão além da compreensão humana.

+ VEJA TAMBÉM: Saiba o significado de 4 saudações budistas para você usar e demonstrar reverência de acordo com os ensinamentos de Buda

Publicidade

Como livrar-se do Karma familiar negativo

O primeiro passo a fazer para liberar as energias ruins herdadas dos seus ancestrais é reconhecer que há indícios de que você está dentro de um looping de Karma familiar. 

Após fazer este reconhecimento, libere o perdão necessário para que você se desconecte espiritualmente dessas energias. Ou seja, volte ao passado – de forma metafórica – reflita sobre as escolhas e ações praticadas por seus pais, avós e ancestrais, e escolha perdoar todas elas. 

Publicidade

O último passo, é estar sempre buscando evolução espiritual e viver da maneira que melhor beneficie seu espírito. Somente assim, você sentirá sua autonomia espiritual e terá seu passado e futuro nas próprias mãos e não mais nas dos seus ancestrais.