Publicidade

Como a acupuntura pode ajudar no tratamento da infertilidade? Médico acupunturista e ginecologista responde

O Dr. Decio Teshima explica que a fertilidade é um evento que ocorre e depende do corpo todo, nós somente dos ovários e trompas

Como a acupuntura pode ajudar no tratamento da infertilidade? Médico acupunturista e ginecologista responde – Foto de ANTONI SHKRABA no Pexels

Engana-se quem pensa que para ter um bom óvulo precisa apenas daquela medicação mágica. Sinto-lhe dizer que não existe ‘mágica’, existe preparação e comprometimento consigo mesma. É assim que a medicina chinesa (MTC) vê a fertilidade, muito mais do que algo que ocorre nas trompas e nos ovários.

Publicidade

+++ Falando sobre autoestima e maternidade, influenciadora viraliza com formato da barriga

Neste sentido, a acupuntura, que consiste na arte de escolher determinados pontos pelo corpo para atingir o equilíbrio, pode ser um tratamento complementar muito importante. Além das agulhas, para aumentar a fertilidade, a MTC orienta também mudanças na alimentação, no estilo de vida e, muitas vezes, a prescrição de um fitoterápico.

Acupuntura como auxiliadora no tratamento da infertilidade

Nos últimos anos, muitos estudos mostraram um aumento da taxa de gravidez em mulheres submetidas aos ciclos de reprodução assistida com a associação da acupuntura. Em 2002, Wofgang Paulus publicou o primeiro estudo na literatura com o uso da acupuntura no dia da transferência de embriões, sob a forma de duas sessões, uma antes e outra imediatamente depois.

+++ Cuidados durante a gravidez: produtos de beleza para os cabelos podem afetar os hormônios e prejudicar o bebê

Publicidade

O autor encontrou uma maior taxa de gravidez no grupo que realizou a acupuntura (42% vs 26%) segundo esse protocolo. A partir deste estudo, muitos outros foram publicados confirmando esse achado. A acupuntura pode ser utilizada como complemento aos tratamentos de reprodução assistida para qualquer mulher, independente do fator de infertilidade.

Para aquelas que desejam uma gestação espontânea, a acupuntura também pode ser uma grande aliada, exceto para as que apresentam alterações anatômicas como miomas, pólipos e malformações uterinas. As principais indicações são a infertilidade sem causa aparente, a síndrome dos ovários policísticos (SOP), a endometriose, as doenças anovulatórias e as alterações leves do espermograma.

Os principais mecanismos de ação pelos quais a acupuntura pode aumentar as taxas de gestação são:

• Aumento do fluxo sanguíneo: estudos mostram um aumento do fluxo de sangue para a artéria uterina, com maior aporte de nutrientes, oxigênio e agentes antioxidantes para o útero e ovários, podendo melhorar a espessura e a receptividade do endométrio. Outros estudos mostram inclusive uma ação imunológica e até molecular, favorecendo a implantação do embrião.

Publicidade

+++ Como armazenar o leite materno corretamente, a partir de dicas simples e úteis? Pediatra explica

• Diminuição da ansiedade e do stress emocional: cerca de 86% dos pacientes submetidos a acupuntura apresentam uma sensação de relaxamento já nas primeiras sessões por liberação de neurotransmissores no sistema nervoso central, como a serotonina e a beta endorfina. Vários estudos mostram uma melhora da ansiedade, da depressão e da adesão ao tratamento da fertilização in vitro.

• Modulação da secreção dos hormônios: ainda não se sabe qual o exato mecanismo de ação pelo qual a acupuntura age no eixo hipotálamo-hipófise-ovário. Entretanto, estudos mostram que a acupuntura libera neurotransmissores que influenciam as funções autonômicas, imunológicas e reprodutivas. Muitas mulheres voltam a ter ciclos regulares, restabelecendo a ovulação, principalmente naquelas com o diagnóstico da SOP.

Publicidade

+++ O que crianças de 0 a 1 ano podem e não podem fazer durante passeio na praia? Entenda

Por ser um tratamento simples e praticamente isento de efeitos colaterais, a acupuntura pode ser indicada para todas as mulheres com infertilidade. As sessões devem ser realizadas uma vez por semana e a escolha dos pontos deve ser definida de forma individual, de acordo com o diagnóstico pela MTC. Lembre-se sempre que a MTC busca o equilíbrio, e a paciente uma vez equilibrada, a gravidez será uma consequência.


*Dr. Decio Teshima – Médico Acupunturista e Ginecologista e colaborador do Cmaesp (Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo).

Publicidade