Publicidade

Dê aquele BOOM nas suas plantas! Veja como preparar adubo caseiro simples no liquidificador

Quando nós iriamos imaginar que as sobras dos alimentos virariam um adubo poderoso para nossas plantas? Agora, basta aprender a prepará-lo e usá-lo

Dê aquele BOOM nas suas plantas! Veja como preparar adubo caseiro simples no liquidificador – Reprodução / YouTube / Canal ‘Minhas Plantas’ – Foto de Huy Phan no Pexels

Gosta de jardinagem, mas não aduba suas plantas por não entender como funcionam os produtos vendidos em lojas especializadas? Hoje seu problema acabará! Vamos te ensinar como preparar um adubo caseiro, feito no liquidificador, utilizando restos de alimentos naturais!

Publicidade

Além de dar aquele boom nas suas plantas, ou seja, nutri-las e deixá-las mais fortes e saudáveis, esta é uma boa dica para você que busca evitar o desperdício de alimentos. Pode acreditar! A sensação de não jogar alguns restos de comida fora, diminuir a quantidade de lixo e ainda utilizar isto para melhorar a ‘saúde’ de suas plantas é incrível! 

+++ Como escolher abacaxi maduro no supermercado ou na feira?

A responsável por compartilhar esta dica com a internet foi a especialista em jardinagem Carol Borba. Em seu canal no YouTube, Minhas Plantas, a profissional compartilhou um vídeo mostrando como preparar esta misturinha poderosa. A primeira dica que Carol nos dá é para separar um recipiente que irá para a geladeira. Nele, durante a semana, você irá armazenar, por exemplo, cascas de legumes, cascas de frutas, talos, folhas, etc. O importante é que eles estejam CRUS e SEM tempero. O único alimento de origem animal que poderá ser armazenado também é a casca do ovo.

Com os restos em mãos, adicione-os no liquidificador. Vá batendo e acrescentando água aos poucos, até formar uma pasta não tão líquida e não tão grossa. Vale lembrar que seu adubo deve ser usado no mesmo dia! Nada de armazená-lo na geladeira. Se sobrar algo, dê para seus vizinhos ou despeje nas plantas da rua.

Publicidade

+++ 5 plantas para ter na cozinha: espécies decoram ambientes e são usadas na alimentação

Para aplicar a mistura em seus vasinhos ou jardins, Carol indica que você tenha palhinhas, ou seja, aqueles pedacinhos de madeira que cobrem os vasos. Eles irão ajudar a evitar pequenas moscas ao redor de suas plantas. Então, vamos lá! Afaste as palhinhas do vaso com as mãos, adicione uma quantidade branda do adubo no substrato, cubra novamente com as palhinhas e rege com água em abundância.

Por fim, a jardineira faz suas recomendações importantes para você que, a partir de agora, passará a ser adepto do adubo caseiro! A primeira diz respeito às plantas que não gostam muito de umidade, como cactos, por exemplo. Nesses casos, não há uma necessidade tão grande de aplicar o adubo. Por fim, Carol fala sobre a frequência com que você pode colocar uma misturinha em suas plantas. De uma maneira geral, o ideal é que você observe se sua planta absorveu todo o adubo anterior para aplicar o novo. Certo? Boa sorte com suas plantinhas!

Publicidade