Publicidade

Fascinante! Ovos de crocodilo e dinossauro são encontrados intactos no interior de SP

Paleontólogos encontraram cerca de 20 ovos fossilizados da Era dos Dinossauros

Ovos do do período Cretáceo estavam conservados intactos em sítio arqueológico – Willian Roberto Nava

Ovos de crocodilo e dinossauro do período Cretáceo foram encontrados fossilizados e praticamente intactos em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. As raridades foram encontradas por paleontólogos em fevereiro deste ano, mas apenas nesta semana após realizar estudos, os pesquisadores anunciaram a façanha.

Publicidade

O pesquisador Willian Roberto Nava foi quem anunciou a descoberta. Ele explicou ao UOL que os ovos foram encontrados dentro de rochas durante escavação no Parque dos Girassóis. Ele destacou que os ovos estavam cobertos de areia, o que ajudou a preserva-los por tanto tempo. 

+ VEJA TAMBÉM: Arqueólogos descobrem mosaico romano fascinante de quase 2 mil anos na Itália

Após encontrado, o material foi levado para análise em laboratório no Museu de Palentologia em Marília, SP, e foi constatado que se tratavam de fósseis intactos de animais da Era dos Dinossauros. Estima-se que eles tenham cerca de 70 milhões a 80 milhões de anos.

Pela estrutura, da para saber que eram ovos fossilizados e numa análise preliminar foi confirmado que eram de crocodilos, sem saber a espécie ainda”, disse Willian. O pesquisador explicou que não se sabe ao certo a espécie destes animais e precisará extrair um pedaço da casca dos ovos para avaliar. 

Publicidade

O parque arqueológico de Presidente Prudente foi descoberto há 15 anos e por conta da riqueza de material histórico encontrado no local, a prefeitura decidiu toma-lo no ano passado.

 

Publicidade