inspiracao   / Fruto poderoso

Fruto sagrado: conheça a lenda do Açaí e saiba por que você deve consumi-lo

Além dos benefícios nutricionais, reza a lenda que o açaí também é poderoso no mundo espiritual

Bons Fluidos Publicado quarta 8 setembro, 2021

Além dos benefícios nutricionais, reza a lenda que o açaí também é poderoso no mundo espiritual
Conheça os benefícios do açaí e a lenda difundida por povos da Amazônia - Flickr/ Sametkisa/ Breno Peck

Se você mora no Brasil, mais especificamente na região norte, certamente já provou açaí pelo menos uma vez na vida. Este fruto, cultivado principalmente nos estados da Amazônia, é consumido em todo o país e amado por muitos. 

O açaí é um fruto redondo de cor roxa escuro -- semelhante à jabuticaba -- utilizado para a confecção de sucos, sorvetes e outros alimentos. Ele é consumido de diferentes formas dependendo da região do país e é uma excelente fonte de nutrientes. 

+++  Açaí: Veja os benefícios e qual a quantidade certa dessa fruta que é "a cara" do verão!

Fruto sagrado

O nome "açaí" tem origem tupi e quer dizer "fruta que chora" e "terra" e é um alimento muito importante para povos indígenas e ribeirinhos da Amazônia. Não à toa, ele é conhecido por muitos como o fruto sagrado.

Diz a lenda que o povo Itaki, que habitava regiões da Amazônia, estava sofrendo com a escassez de comida e enfrentado a fome. Para resolver o problema, o cacique da tribo então decidiu explorar o açaí, que alimentou o povo e ainda forneceu nutrientes importantes para a saúde. 

+++ Máscara de açaí: aprenda como fazer o tratamento natural que rejuvenesce e ilumina a pele

Benéfico para a saúde

Desde então o açaí está introduzido na alimentação da população local e é considerado uma iguaria poderosa fora do Brasil, onde costuma ser vendido como um superalimento devido suas propriedades nutricionais. 

Além de fornecer benefícios para a saúde e saciar povos do norte, ele também movimenta a renda dos moradores da região que cultivam o alimento e exportam para diferentes partes do Brasil e do mundo. 

Último acesso: 26 Oct 2021 - 19:22:11 (1045674).