Fruto sagrado: conheça a lenda do Açaí e saiba por que você deve consumi-lo
Além dos benefícios nutricionais, reza a lenda que o açaí também é poderoso no mundo espiritual

Além dos benefícios nutricionais, reza a lenda que o açaí também é poderoso no mundo espiritual
Se você mora no Brasil, mais especificamente na região norte, certamente já provou açaí pelo menos uma vez na vida. Este fruto, cultivado principalmente nos estados da Amazônia, é consumido em todo o país e amado por muitos.
O açaí é um fruto redondo de cor roxa escuro — semelhante à jabuticaba — utilizado para a confecção de sucos, sorvetes e outros alimentos. Ele é consumido de diferentes formas dependendo da região do país e é uma excelente fonte de nutrientes.
+++ Açaí: Veja os benefícios e qual a quantidade certa dessa fruta que é “a cara” do verão!
Fruto sagrado
O nome “açaí” tem origem tupi e quer dizer “fruta que chora” e “terra” e é um alimento muito importante para povos indígenas e ribeirinhos da Amazônia. Não à toa, ele é conhecido por muitos como o fruto sagrado.
Diz a lenda que o povo Itaki, que habitava regiões da Amazônia, estava sofrendo com a escassez de comida e enfrentado a fome. Para resolver o problema, o cacique da tribo então decidiu explorar o açaí, que alimentou o povo e ainda forneceu nutrientes importantes para a saúde.
+++ Máscara de açaí: aprenda como fazer o tratamento natural que rejuvenesce e ilumina a pele
Benéfico para a saúde
Desde então o açaí está introduzido na alimentação da população local e é considerado uma iguaria poderosa fora do Brasil, onde costuma ser vendido como um superalimento devido suas propriedades nutricionais.
Além de fornecer benefícios para a saúde e saciar povos do norte, ele também movimenta a renda dos moradores da região que cultivam o alimento e exportam para diferentes partes do Brasil e do mundo.