Publicidade

Halo solar: ‘Arco-íris redondo’ chama atenção no céu de Cancún; entenda o fenômeno

Halo solar tomou conta do céu de Cancun, no México, e chamou a atenção da população

Internautas registraram halo solar no céu de Cancun, no México – Twitter/ Foto: Erik Ruiz

Moradores da Quintana Roo, em Cancún, e de outras regiões do México foram surpreendidos esta semana com um fenômeno lindíssimo no céu! Um enorme círculo se formou em torno do sol — como um arco-íris redondo — e chamou a atenção da população, que correu para as redes sociais para publicar fotos de seus registros. 

Publicidade

O fenômeno, conhecido por cientista por Halo Solar, é mais comum do que se imagina e forma um efeito visual incrível no céu. Eles são formados por conta de reflexos provocados pela luz e o gelo e dependendo das condições meteorológicas não é possível visualizá-los. 

+ VEJA TAMBÉM: Fotógrafo italiano captura imagem fascinante de arco-íris em torno da lua

+ VEJA TAMBÉM: Astronomia: cientistas da ESO descobrem galáxia similar à Via Láctea localizada a 12 bilhões de anos-luz

O que são Halos Solares e como se formam?

Publicidade

O halo solar é causado pela refração, reflexão e dispersão da luz através de partículas de gelo suspensas em nuvens de grande altitude. Conforme a luz passa por esses cristais de gelo em forma de hexágono, ela se curva em um ângulo de 22°, criando um halo circular ao redor do sol.

Essas nuvens contêm milhões de minúsculos cristais de gelo. Os halos que você vê são causados ​​tanto pela refração, ou divisão da luz, quanto pelo reflexo ou reflexos de luz desses cristais de gelo. Os cristais devem ser orientados e posicionados exatamente em relação ao seu olho, para que o halo apareça.

O efeito de prisma da luz que passa por esses cristais de gelo de seis lados também separa a luz em suas várias frequências de cores, fazendo com que o halo pareça um arco-íris muito pálido, com vermelho por dentro e azul por fora.

Publicidade

Vejas as imagens publicadas por internautas: