Publicidade

Médico perdoa R$ 3,4 milhões em dívidas de quase 200 pacientes com câncer nos EUA

O oncologista Dr. Omar Atiq enviou aos pacientes com dívidas pendentes um cartão de boas festas e escreveu que sua clínica perdoou todas as dívidas dos pacientes

Dr. Omar Atiq perdoou a dívida de seus pacientes – Divulgação/ uamshealth

Um médico oncologista de origem paquistanesa atuando nos Estados Unidos teve uma atitude admirável em meio a pandemia da Covid-19 e virou um dos assuntos mais comentados nesta semana. 

Publicidade

O profissional da saúde decidiu perdoar quase 650 mil dólares (o equivalente a R$ 3,4 milhões) em dívidas de cerca de 200 pacientes com câncer, depois de encerrar as atividades de sua clínica. 

+ VEJA TAMBÉM: Espanha equipara licença-paternidade e maternidade para quatro meses 100% remunerados

O Dr. Omar Atiq fundou a Clínica do Câncer de Arkansas em 1991, mas o centro de tratamento fechou suas portas em fevereiro de 2020 devido à falta de pessoal. A clínica oferecia tratamentos contra o câncer que variam de quimioterapia e radioterapia e testes de tomografia.

Atiq contratou uma empresa de cobrança de dívidas para que os pacientes com dívidas pendentes pudessem regularizar os pagamentos, no entanto, ele surpreendeu todos na semana passada após enviar uma carta de saudações de ano novo  e disse aos pacientes que quaisquer dívidas pendentes não precisariam mais ser pagas.

Publicidade

“Espero que você esteja bem com esta nota. A Clínica do Câncer de Arkansas estava orgulhosa de tê-lo como paciente. Embora vários seguros de saúde paguem a maioria das contas da maioria dos pacientes, até mesmo as franquias e co-pagamentos podem ser onerosos.”, dizia a carta. 

+ VEJA TAMBÉM: Escócia se torna o primeiro país a tornar gratuito o acesso a absorventes e tampões

“Infelizmente, é assim que nosso sistema de saúde funciona atualmente”, destacou ele. 

Publicidade

Dr. Omar finalizou a carta dizendo que “a clínica decidiu renunciar a todos os saldos devidos por seus pacientes” e desejou boas festas a todos. 

 

Publicidade