Publicidade

Óleos essenciais: saiba qual usar para ativar a memória, melhorar a concentração e dar adeus ao stress

Veja como usar a aromaterapia para melhorar a saúde do cérebro

Óleos essenciais para a saúde do cérebro – Freepik

Os óleos essenciais promovem inúmeros benefícios para o corpo, que vão desde a melhora da saúde física até o aprimoramento da saúde mental.

Publicidade

“Os óleos essenciais podem ajudar a alterar nosso bem-estar físico, mental e emocional, acionando e fortalecendo os processos naturais do próprio corpo. Eles são compostos de pequenas moléculas que podem fornecer propriedades curativas aos sistemas que controlam nosso estado fisiológico”, conta a aromaterapeuta Lizie Marins.

Muitas de suas funções já são conhecidas, como relaxar o corpo e a mente, aliviar dores e tensões e embelezar a pele e o cabelo, por exemplo, mas você sabia que ele auxilia na saúde do cérebro? Que atua na memória? Que pode ajudar na concentração? Pois é!

Como os óleos essenciais afetam o cérebro?

De acordo com a especista Lizie, “A Yale Scientific, revista da Universidade de Yale, descreve desta maneira: Você inala o óleo essencial, então pequenas moléculas dos óleos serão dissolvidas no revestimento mucoso do epitélio olfativo localizado no teto da cavidade nasal. Essas moléculas estimulam os receptores olfativos, que acionam os neurônios sensoriais para transportar sinais dos receptores para o bulbo olfativo que começa a processar e filtra os sinais de entrada do perfume do óleo essencial”.

Publicidade

“A partir daí, as células mitrais transmitem os sinais de saída do bulbo para o córtex olfativo, o que faz com que você reconheça e perceba o perfume específico do óleo que está sentindo. Curiosamente, as células mitrais não apenas levam ao córtex olfativo, mas também transmitem sinais do perfume do óleo essencial para outras áreas do sistema límbico; o cérebro primordial éresponsável pela memória, instinto e humor. O sistema olfativo é o único mecanismo sensorial que envolve o sistema límbico e a amígdala em sua principal via de processamento”, completa.

Melhores óleos para uma saúde ideal do cérebro:

Memória: Alecrim, bergamota, limão

Publicidade

Stress: Lavanda

Agitação: Camomila

Aflição: Lavanda

Publicidade

Concentração: Limão, alecrim

Humor: Laranja-doce

Para usá-los:

Publicidade

– Adicione de 4 a 6 gotas em um difusor de água durante a noite para ajudar a ter uma melhor noite de sono.

– Aplique óleos calmantes sobre pontos específicos do corpo, como atrás dos joelhos, atrás das orelhas, têmporas, nuca e pulsos ao longo do dia. Lembre-se sempre de diluir com um óleo carreador para evitar sensibilização da pele!
– Use um inalador ou use um colar de aromaterapia com seus óleos calmantes favoritos. 

Clique na imagem abaixo e confira quais outros aromas podem ser utilizados:

Óleos essenciais para a saúde do cérebro