Publicidade

Organização instala lâmpadas solares de garrafa PET em comunidades sem luz; conheça a ONG

Com mais de 200 voluntários, a Litro de Luz atua levando energia elétrica sustentável e econômica para regiões necessitadas

Organização instala lâmpadas solares de garrafa PET em comunidades sem luz – Reprodução / Instagram / @litrodeluzbrasil

O acesso à energia no Brasil é uma questão que necessita ser colocada em pauta quando falamos de políticas públicas. Desenvolvendo um trabalho a partir do voluntariado, a organização não governamental Litro de Luz faz isso muito bem! A ONG que atua em mais de 15 países, incluindo o Brasil, leva para lugares inóspitos um sistema de iluminação básico a partir da energia solar, tendo como elemento principal garrafas PETs utilizadas como alternativas para lâmpadas mais baratas e ecológicas.

Publicidade

+++ Whindersson Nunes organiza leilão com famosos para ajudar vítimas das chuvas na Bahia

No Brasil, por exemplo, estima-se que 1 milhão de pessoas não têm acesso à energia elétrica em suas casas — principalmente na região norte do país — e seis milhões vivem em regiões sem iluminação nas ruas, por exemplo.

Organização leva lâmpadas solares de garrafa PET em comunidades sem luz

É exatamente aí que a Litro de Luz atua. Como contou Pâmela Carbonari em matéria para o portal Ecoa, do UOL, a região de Pós-Balsa, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, apesar de estar localizada na região metropolitana de São Paulo, passava pela dificuldade da falta de luz.

Para o portal de notícias citado, a moradora Ivani Nóbrega relatou existir um medo muito grande de sair de casa após as 19h00. O contato social existia apenas durante o dia — mesmo assim, era fraco, pois nos períodos de manhã e tarde grande parte dos moradores estava trabalhando fora de casa. Ao anoitecer, todos ficavam reclusos em seus lares. Quem precisava sair, utilizava a lanterna do celular para iluminar brandamente a rua.

Publicidade

+++ Morador de rua que viralizou ao comemorar aniversário com cachorros recebe abrigo

O contato com a Litro de Luz começou três meses antes da instalação efetiva dos recursos disponibilizados pela ONG, como a mesma costuma fazer. A própria Ivani, hoje embaixadora da organização no local, foi a responsável por fazer a ponte entre a vizinhança e a Litro de Luz a partir de reuniões para apresentar e desenvolver o projeto em Pós-Balsa.

Assim, a ONG pode construir no local postes de luz e lampiões solares com materiais como garrafa PET, como citado, além de canos PVC, LEDs e baterias. Sensacional, não?

Publicidade

Mais sobre a ONG Litro de Luz

O ONG Litro de Luz, conhecida internacionalmente como Liter of Light, nasceu em 2001 com a ação de Illac Diaz, da Filipinas. Apesar disso, a ideia de IIIac foi baseada na ideia de Alfredo Moser, mecânico brasileiro que inventou uma lâmpada de 60 watts a partir de alvejante, água e uma garrafa PET.

Atualmente, a organização que chegou de fato no Brasil em 2014 conta com 200 volunt[arios e já ajudou mais de 17 mil pessoas em 120 comunidades diferentes, tudo isso de maneira amigável, sustentável e econômica. Empresas como Volkswagen, Azul e Enel são algumas das que patrocinam a ONG com doações.

+++ Aposentada resgata bonecas do lixo, restaura e faz doação para crianças carentes em Santa Catarina

Publicidade