Publicidade

Plantar só com água dá certo? Jardineira explica o porquê de você deve preferir o substrato à água

A jardineira Carol Costa foi a profissional responsável por pontuar quais os lados negativos de plantar e cultivar suas mudas ou sementes apenas com água

Plantar só com água dá certo? Jardineira explica o porquê de você deve preferir o substrato à água – Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Você já deve ter visto na internet ou na casa de algum amigo a técnica de fazer uma semente de abacate germinar na água. O método consiste em espetar alguns palitos de dente de uma maneira onde a semente consiga ficar suspensa na água até que ela germine e cresça.

Publicidade

Para além do abacate, existem várias outras plantinhas, como a cebolinha, por exemplo, que são comumente plantadas em copos de água e deixadas na cozinha, por exemplo. Quais plantas você já viu serem plantadas na água — fora as plantas aquáticas?

+++ Heroína nacional! Bióloga brasileira Neiva Guedes entra para o Hall da Fama da ONU em defesa das araras-azuis

Mas aqui perguntamos: será que existe algum problema em plantar apenas com água, visto que suas plantas estão, sim, crescendo e criando raízes, mesmo sem ter onde se fixar? A resposta é sim.

Carol Costa, jardineira e criadora de conteúdo digital, compartilhou em seu canal no YouTube um vídeo em que fala sobre o porquê você NÃO deve plantar suas plantas ou sementes na água.

Publicidade

Além de não ser o ambiente ideal para a planta de desenvolver, a jardineira explica que, se a água não é trocada todos os dias, há a possibilidade de juntar alguns bichinhos no local — o que ninguém quer dentro de casa. Além disso, a troca diária de água, além de ocasionar o desperdício, evita que a planta consuma constantemente os nutrientes que ficam ao redor das raízes. O substrato, por usa vez, segura esses nutrientes que alimentam as plantas.

+++ Artista Eduardo Kobra homenageia mulheres em novo mural feito em Nova York

Além dos insetos, existe uma grande possibilidade da planta apodrecer ao ficar submersa. Isso porquê existem algumas partes da planta que não deveriam ficam em contato direto com a água e, com isso, acabam se decompondo.

Publicidade

Se você está pensando em tirar sua planta da água e passá-la para um vasinho com terra, toque cuidado. A planta que passou um bom tempo na água, apesar de não ser aquática, acaba se adaptando parcialmente às condições em que estava, como a própria quantidade de água disponível. Quando ela é colocada no substrato, ela pode acabar não se acostumando OU dando mais trabalho para chegar ao seu estado 100% saudável.

Assista ao vídeo para mais informações:

 

Publicidade