Dez benefícios para o cérebro de escrever à mão

A tecnologia e a digitação fazem com que o processo de criação por meio das letras seja automático, diferente do que ocorre com a escrita à mão

escrever-à-mão
Escrever à mão gera diversos benefícios para o cérebro; veja 10 deles – Pexels/Negative Space

Hoje, é muito comum vermos crianças e adolescentes escrevendo frequentemente nos celulares e computadores e muito pouco à mão. Apesar da normalidade, escrever à mão apresenta diversos benefícios ao nosso cérebro. Separamos sete deles para você conferir:

Publicidade

Melhora a memória: Escrever à mão faz com que lembremos de informações mais facilmente, consequentemente, o aprendizado torna-se melhor.

Coordenação motora fina: Para escrever, precisamos dos nossos músculos finos e isso melhora a coordenação e o controle motor.

Melhora o foco e concentração: Por precisarmos de atenção enquanto escrevemos, tendemos a evitar distrações. Já quando estamos digitando, podemos desligar mais do que acontece ao nosso redor.

Estimula a criatividade: Diferente dos movimentos repetitivos necessários ao digitar, escrever à mão carece de mais fluidez nos dedos. Com essa liberdade, o nosso processo criativo funciona melhor.

Publicidade

Processamento de informações: Outro ponto positivo é o processamento de ideias que é feito de forma mais profunda, levando à uma maior compreensão.

Promove a saúde mental: Um estudo mostrou que a escrita pode resultar no alívio do estresse e da ansiedade, especialmente em diários ou em momentos que presencia atividades criativas.

Aprimora a expressão pessoal: Cada um tem sua forma de se expressar através das letras, sendo assim, escrever à mão contribui para uma conexão maior consigo.

Publicidade

Favorece o pensamento crítico: O ritmo mais lento facilita a reflexão enquanto coloca as palavras no papel.

Desenvolve habilidades linguísticas: As regras de gramática tornam-se mais fáceis de se memorizar, já que treina frequentemente.

Promove a neuroplasticidade: Por envolver várias áreas do cérebro, ocorre a criação de conexões neurais.

Publicidade