Para quais países você pode ir sem passaporte? Descubra!

Nove países, integrantes do Mercosul, possibilitam a entrada de brasileiros mediante somente à apresentação da Carteira de Identidade Nacional

passaporte
Nove países, integrantes do Mercosul, possibilitam a entrada de brasileiros sem o passaporte, solicitando somente o RG – Canva Equipes/hanna-aibetova83

Com o mês das férias se aproximando cada vez mais, muitas famílias já começam a procurar por diferentes locais para viajar. De acordo com um levantamento da plataforma Booking.com, mais da metade dos brasileiros tem optado por destinos nacionais em 2025. A pesquisa aponta que isso ocorre pela facilidade de planejamento. No entanto, por este mesmo fator, a América do Sul também está entre os favoritos da população, já que determinados países não necessitam de passaporte e aceitam somente o RG. Confira quais são:

Publicidade

Países que não pedem passaporte

Em decorrência da associação com o Mercosul, nove territórios inclusos possibilitam a entrada de cidadãos brasileiros com a Carteira de Identidade Nacional. São eles: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Nesse caso, os viajantes com foco no turismo não precisam de passaporte. Entretanto, aqueles que vão para esses países a trabalho, estudos, residência ou saúde, devem portar o documento. O acordo tem como intuito aprofundar os laços das nações.

Desta forma, para fazer uma visita a lazer, é recomendado que a identidade tenha sido emitida há menos de dez anos e apresente uma fotografia que se assemelhe plenamente ao titular, possibilitando o reconhecimento. Caso enfrente dificuldades de identificação, as autoridades poderão solicitar outro certificado. O governo, contudo, ressalta que CNH, OAB, CRM e certidão de nascimento não substituem o RG.

Ademais, é necessário lembrar que o registro será aceito até 2032, pois ocorrerá a sua descontinuação. Assim, os brasileiros passarão a usar a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que é emitida desde 2022 e utiliza o número do CPF como comprovante em todo o território nacional.

Chile ultrapassa Argentina

Pela facilidade de ingresso, a população do Brasil tinha a Argentina como um dos principais destinos da América do Sul. Mas, no ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Estadística y Censos (Indec), o país caiu para o segundo lugar, sendo substituído pelo Chile. Os pesquisadores explicam que a queda do preço das passagens, que caíram de 15% a 20%, é a responsável pela mudança. Outro motivo seria o acesso à neve e os custos de hospedagem semelhante aos do Brasil. Com isso, eles estimam que cerca de 787 mil brasileiros viajaram para o território, registrando um aumento de 61,9% em comparação com 2023.